Madeira: Comandantes Caem de Páraquedas - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 2 de novembro de 2014

Madeira: Comandantes Caem de Páraquedas

As corporações de Bombeiros na Região Autónoma da Madeira, independentemente de serem municipais ou voluntários, exceptuando uma ou outra, sempre foram contestadas pela forma como eram nomeados os seus comandantes. 

Normalmente,eram indivíduos ligados ao PSD, alguns deles sem as mínimas habilitações técnicas nem o perfil adequado.

Em algumas conversas de café, revelou-se que o comandante de uma corporação no norte da ilha, aquando da sua criação, foi nomeado porque tinha sido o primeiro a se inscrever na lista de candidatos.

Estes comandantes, tiveram e têm um estatuto especial, pois são nomeados para o cargo e só depois fizeram a respectiva formação, o curso de formadores, o curso de Salvamento e Desencarceramento frequentado na Escola Nacional de Bombeiros (ENB) Este último curso tem a duração de apenas uma semana e os senhores vêm logo para a Madeira dar formação. Inclusivo, alguns destes senhores frequentaram o ensino recorrente, de modo a adquirir a escolaridade necessária para desempenharem o referido cargo, o mesmo que já exerciam. Outros ainda caíram de “pára-quedas”, tal como frisa o comandante no vídeo abaixo.

Curioso é o facto de que, em pouco tempo, alguns destes senhores apareceram como formadores do Serviço Regional de Proteção Civil, uma atividade remunerada. Há bombeiros que frequentaram ações de formação, e testemunharam a discussão técnica entre os comandantes formadores que, ridiculamente não chegavam a alguma conclusão. No entanto, os mesmos que dão formação no SRPC, recusam-se a ministrar formação dentro das suas corporações. Mas para não dar nas vistas, descentralizaram a formação de formadores nos bombeiros, independentemente do posto hierárquico, mas só aqueles da sua confiança (comandante). É só “limpar”…

É de salientar que os bombeiros que se opuseram e se opõem a este sistema foram, e parece-nos que continuam, a ser prejudicados nas suas carreiras.

Para além da formação, não podemos esquecer as grandes negociatas com a venda dos parafusos, extintores, viaturas, pneus, carroçarias, entre outras, tal como denuncia o senhor comandante dos Bombeiros Voluntários no vídeo que abaixo divulgamos.

Esta situação já decorre há anos e nada mudou, vejamos a recente nomeação do comandante dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos que, de acordo com fonte anónima que chegou à redacção do Diário de Notícias da Madeira, ficou explícito o desagrado pela forma como foi desencadeada a nomeação do atual comandante, assim como criticam a sua postura autoritária. 

Após a saída polémica do ex-comandante, a direção delegou o comando da estrutura física e humana no adjunto (quadro de pessoal é bombeiro de 3ª classe), “desde então, os bombeiros de Câmara de Lobos têm sobrevivido sob a tutela de um líder que faz questão de dizer que “democracia só existe fora das portas do quartel“, pode ler-se no artigo do DN, e acrescentam: “de facto, este quartel nunca havia conhecido antes tal situação, o medo, as represálias, as ameaças são o quotidiano destes solitários soldados da paz”.

(Pode consultar o artigo na íntegra do Diário de Notícias da Madeira aqui neste link: https://drive.google.com/file/d/0B194FiV9wgUXblRmZ2l4Z05ZTjQ/view?usp=sharing )

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos também é acusado de “abrir um processo disciplinar a um elemento da referida corporação”, situação envolta em muita polémica. Actualmente, um grupo de bombeiros que querem se manter no anonimato, espera que seja feita justiça à injustiça a que foi sujeito o bombeiro sancionado com o processo disciplinar.

Ao que parece, foi aberto um concurso público para o comando dos Bombeiros Municipais do Funchal. Porquê que este comandante não se candidata à vaga, uma vez que reúne todos os requisitos para aquele lugar!?

Caros amigos e simpatizantes deste blogue é esta a realidade da nossa ilha!

Fonte: https://bombeirosemluta2014.wordpress.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário