Carros de Bombeiros: –O Quotidiano Destes Veículos Super-Heróis - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Carros de Bombeiros: –O Quotidiano Destes Veículos Super-Heróis

Os carros de bombeiros são máquinas incríveis. Evoluíram no sentido de domar uma das forças elementares da natureza, conseguindo-o através do domínio de outra – a água -, juntamente com a equipa que manobra os veículos. 

Ao longo de séculos, têm salvado inúmeras vidas humanas, propriedades e áreas selvagens. Existem vários tipos de carros, para diferentes emergências, em ambientes urbanos ou rurais. Um modelo típico tem de desempenhar três tarefas: levar os bombeiros rapidamente ao local, transportar todo o equipamento necessário e servir de bomba de água móvel, e por vezes de reservatório.

O maior desafio ao tempo de resposta são as duas funções principais: transportar toda a água e equipamento não condiz com velocidade. Embora os veículos possam pesar 15 ou mais toneladas, motores com turbocompressores e pela forma compacta para enfrentar o trânsito e estradas estreitas. Todo o espaço é aproveitado, com os lados do carro revestidos por compartimentos repletos de todas as ferramentas necessárias. Mas um dos equipamentos mais importantes não cabe num compartimento. As escadas telescópicas e plataformas hidráulicas assentam no tejadilho e são essenciais para alcançar os andares superiores de edifícios em chamas, bem como para combater incêndios a partir de um ponto elevado.

A arma fundamental de um carro de bombeiros é a água. Enquanto alguns camiões têm capacidade para milhares de litros num depósito, outros acedem a fontes próximas, como bocas-de-incêndios ou lagos. A água é conduzida a uma bomba centrífuga no coração do veículo, onde um mecanismo impulsor de alta rotação a lança a alta pressão. Desta bomba única saem várias mangueiras, por norma de cores diferentes, controladas por um painel de interruptores e alavancas. Dependendo do tamanho da bomba e do número de mangueiras, um incêndio pode ser combatido com 10.000 litros de água por minuto, apesar de o fluxo ser geralmente metade desse.

Atualmente, mistura-se amiúde uma espuma especial com a água antes de sair do carro, pois a forma como adere às superfícies em chamas reduz drasticamente o tempo de extinção do fogo.

Fonte: http://querosaber.sapo.pt/