| Foto: José Filipe |
Equipas de salvamento e resgate testam operações em locais emblemáticos.
Quem este fim de semana passar pela baixa do Porto poderá ser surpreendido com o corrupio de bombeiros, o salvamento de gente na Torre dos Clérigos ou no subterrâneo Rio da Vila, frente à estação de S. Bento... tudo a fingir e tudo muito a sério.
O MESMU. acrónimo de "Meeting de Equipas de Salvamento em Meio Urbano", será em simultâneo, competição, troca de experiências entre operacionais de várias origens, e claro, uma jornada de propaganda da actividade dos bombeiros junto da população.
Satisfeito com "tudo o que possa mostrar à cidade o trabalho dos bombeiros e incrementar a cultura de segurança dos munícipes", o comandante de Sapadores Bombeiros, Rebelo de Carvalho, nota que este evento, a decorrer durante este fim de semana, (baixa e centro comercial Dolce Vita), será "o pontapé de saída para um evento internacional" que o Porto pretende acolher no ano que vem.
O parque de estacionamento municipal da Trindade, a placa central da Avenida dos Aliados, a torre e a igreja dos Clérigos, a zona fronteira à estação de S. Bento e o Largo de S. Domingos serão os locais onde as equipas simularão salvamentos, alguns deles vistosos.
Escaladas, transportes de macas por cordas, resgates e altura ou em espaços confinados são alguns dos desafios que se colocarão aos especialistas em salvamento e resgate. Embora todos dê o seu melhor nos dois dias, sem duvida que todos querem ter o melhor desempenho no dia de hoje, onde existirá competição num exercício a ser realizado no centro comercial Dolce Vita.
70 operacionais de oito equipas, postos à prova.
Seis corporações de bombeiros-Vila Real (Cruz Verde), Baião, Montalegre, Canas de Senhorim, Municipais de Santarém e Tirsenses (amarelos)-tomarão parte do evento, a par de uma equipa da GNR e outra da escola de salvamento, baseada em Valongo. Os Sapadores Bombeiros do Porto, organizadores, não participam.
Fonte: JN
Sem comentários:
Enviar um comentário