Já chegaram à Póvoa de Varzim e a Vila do Conde as vespas asiáticas. Depois de invadirem a França e a Espanha, as vespas chegaram a Portugal em 2011, à região do Minho e agora chegaram aos concelhos da Póvoa e de Vila do Conde.
Na quinta-feira, ao final da tarde, os Bombeiros da Póvoa de Varzim através da autoescada, conseguiram ajudar a destruir dois ninhos, um em Touguinhó e outro numa marquise junto à Escola Secundária Rocha Peixoto.
As autoridades contaram com a ajuda de um apicultor, que ajudou nas operações de retirada dos insetos. A equipa dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim foi constituída com os bombeiros de 3ª Paulo Alves e Nuno Santos.
Esta “praga” vem destruir as colmeias portuguesas e afetar a produção de mel. As vespas asiáticas atacam as abelhas junto às colmeias quando chegam carregadas de pólen. Capturam-nas, cortam-lhes a cabeça, as patas e o ferrão e transportam-nas para os seus próprios ninhos que constroem no topo das árvores.
Destruir esses ninhos com recurso ao fogo e armadilhas artesanais tem sido a prática utilizada para minimizar os estragos causados.
Fotos: Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim
Fonte: Rede Regional
Sem comentários:
Enviar um comentário