Ação de Formação Para Utilização de Kit´s de Primeira Intervenção - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Ação de Formação Para Utilização de Kit´s de Primeira Intervenção


MONÇÃO – O período crítico de fogos florestais, designado fase charlie, começou hoje, 1 de julho, prolongando-se até 30 de Setembro. Iniciativa teve como objetivo habilitar elementos de juntas de freguesia, funcionários e voluntários a manusear aquele equipamento de combate a incêndios.

A Câmara Municipal de Monção, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, promoveu uma ação de formação/informação para utilização de kit`s de primeira intervenção. A iniciativa teve como finalidade habilitar elementos de juntas de freguesia, funcionários e voluntários a manusear aquele equipamento de combate a incêndios. Participaram 16 pessoas.

A ação de formação teve um componente teórica e outra prática, decorrendo em horário pós laboral nos dias 23, 24 e 25 no estaleiro municipal, e na manhã do dia 24, no quartel dos bombeiros voluntários de Monção. Entre outros aspetos, foram abordados conceitos básicos de desenvolvimento de um incêndio florestal, fatores que determinam o seu avanço ou recuo, ações de controlo e normas de segurança.

Contando com a presença do 1º e 2º Comandante Operacional Distrital de Operações e Socorro (CODIS), a ação realizada no quartel dos “voluntários da paz” incidiu na transmissão de conceitos operacionais no teatro das operações. Destaque para o rigoroso cumprimento das regras de segurança e estabelecimento de um plano comunicacional apropriado e eficiente.

Na ação do último sábado, estiveram também presentes os elementos dos bombeiros que integram as ECIN`S (equipas de combate a incêndios constituídas por 5 bombeiros) e a equipa de sapadores florestais 17-111, os quais transmitiram noções de caráter mais prático relativas ao funcionamento e manutenção do equipamento hidráulico e ferramentas manuais constantes do kit de primeira intervenção.

Fruto de um protocolo entre a DGAL, a ANPC e as juntas de freguesias que distavam mais de 10 quilómetros da sede do concelho e com ocupação florestal superior a 50 por cento, os kit`s de primeira intervenção tem um papel importante tanto na componente preventiva como no combate ao incêndio em fase inicial.

Fonte: Local.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário