Acidente aparatoso, provoca um ferido grave - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 27 de outubro de 2013

Acidente aparatoso, provoca um ferido grave


30 de Setembro de 2011

Era o ultimo dia Ecin do ano, e o dia tinha começado com sol apesar do mês de Outubro estar à porta.
Passavam poucos minutos das dez da manhã, quando fomos alertados para um acidente de viação em Rio Mau, e era-nos dada a indicação de que haveria uma vitima presa dentro de um dos veículos, e então avançamos para o local com uma ambulância e com a viatura de desencarceramento.




Quem conhece esta estrada, sabe que de Entre-os-Rios até Rio Mau, são precisos dez minutos de viagem, e já a andar bem, e por isso durante o trajecto fomos andando o mais que podíamos.
Ao volante o Paulo ia fazendo uma condução muito segura e ao mesmo tempo uma condução rápida, o que me dava uma sensação de segurança, e quem é bombeiro, sabe muito bem ao que me refiro.
 Passado pouco mais de nove minutos chegámos ao local, e ali já se encontravam os camaradas de Melres com uma viatura a prestar socorro à vitima encarcerada. Rapidamente  olhei à minha volta e vi que existia uma outra viatura num local um pouco insólito, e depois de me terem dito que não haveria ninguém no seu interior, fiz questão de me certificar pessoalmente que assim era.



Esta ultima carrinha depois de ter embatido na de cima, entrou por uma propriedade dentro levando tudo à frente, ficando imobilizada como se pode ver, contra uma escadaria existente.
Passado pouco tempo chegou a viatura de desencarceramento, e deu-se inicio aos trabalhos para remover a senhora que estava dentro da viatura ligeira, esta além de estar presa pelos membros inferiores, tinha também vários ferimentos na face, sendo estes o que mais cuidados inspiravam.
Ainda estávamos nós a proceder a trabalhos de desencarceramento quando chegou também a viatura medica do INEM, o que na minha modesta opinião, é sempre uma mais valia, pois ao contrário de muita gente que conheço, que não gosta muito de trabalhar com apoio medico, eu sou apologista que ainda deveriam ser mais viaturas, com mais equipas, pois este é com toda a certeza um meio que pode fazer a diferença na vida de um ferido ou de um doente.


Passados pouco mais de dez minutos, tínhamos a nossa vitima já dentro da nossa ambulância a ser socorrida pela equipa medica.
Este acidente, foi mais um acidente como tantos outros, apesar da gravidade dos ferimentos, esta senhora está completamente recuperada.
Tenho a consciência que este post, pouco ou nada de interessante pode ter para um leitor comum, mas o meu objectivo hoje é só um, o de chamar a atenção para dois factos:

1º- Por vezes a distancia que temos que percorrer até chegar ao local de um sinistro é muita e demorada, por isso para quem espera, parece que demoramos "uma hora", mas acreditem que desde que saímos do quartel até chegar ao local do sinistro, por vezes até andamos demais, pois temos a consciência que muita das vezes colocamos a nossa própria vida em perigo em prol de "vocês". Daí eu dizer sempre, "antes de nos criticarem" tentem avaliar tudo o que passamos até chegarmos até vocês.

2º- Os bombeiros são seres humanos, e não super-heróis, por isso não nos peçam aquilo que não podemos fazer. Cada caso é um caso, e infelizmente existem situações que por incrível que pareça fazemos muito mais do que devíamos fazer, mas nós somos mesmo assim, fazemos tudo o que está ao nosso alcance, mas por vezes isso não chega, e mesmo assim, depois de termos feito tudo, depois de fazermos o possível e impossível, mesmo assim, muitos são os que continuam a criticar o nosso trabalho, e a esses eu só deixo um alerta, "amanhã podem ser vocês a precisar dos nossos serviços", por isso pensem duas vezes antes de criticar.


Como disse anteriormente, tudo correu pelo melhor, e a vitima que neste caso é o mais importante, encontra-se bem. Este podia ter sido um acidente gravíssimo, dada a situação em que aconteceu, pois se por ventura a viatura que entrou pelo portão dentro tivesse apanhado alguém pelo caminho, tudo isto teria um desfecho bem mais trágico.

Deixo-vos de seguida algumas imagens do acidente para que possam ver que realmente tudo poderia ter sido muito pior.


Foi aqui que se imobilizou a viatura pesada


Viatura onde a vitima ficou encarcerada




Agora digam-me lá se foi ou não uma sorte não terem ocorrido muito mais feridos...


1 comentário:

  1. caro colega eu tenho 30 anos de serviço tenho um lema que ponho em pratica todas as vezes que saio para situações de emergência ...100 VEZES NOS E SEMPRE NOS ...podemos dar o nosso melhor mas não há justificação para se perder 3 vidas para salvar uma. No que diz respeito ao INEM e sempre uma mais valia ,mas quando são elementos que trabalhem em grupo com noz, para que tenhamos bons ressoltados no desempenho das nossas Missões.

    ResponderEliminar