9 de Julho de 2009
Estava uma manhã linda de céu azul, tudo dava a entender que seria um dia quente. Eu ia a caminho de Penafiel com alguns doentes para fazerem fisioterapia, e no alto das Sete Pedras o transito começou a abrandar, consegui ouvir pelo rádio de comunicações, que mais abaixo perto do cruzamento da Ribeira, tinha ocorrido um acidente grave com vitimas encarceradas, não sei porquê mas instintivamente comecei a ultrapassar os carros parados na fila, mas tudo com segurança, até porque em sentido contrário não havia qualquer tipo de transito.
Pelas comunicações que ia ouvindo, consegui perceber que algo de muito grave se estava a passar, dei indicação aos doentes que transportava que íamos passar pelo local para ver se precisavam de ajuda, e todos concordaram sem qualquer problema.
A partir do Stand Auto Cunhados já não consegui andar mais, e então optei por estacionar ali a viatura fazendo os poucos metros até ao acidente a pé, quando ali cheguei já lá se encontravam os colegas de Paço de Sousa, e posso dizer-vos que o cenário, era um cenário de horror que parecia que tinha sido tirado de um filme, um automóvel tinha-se enfiado totalmente na frente de um camião, e estava completamente desfeito com quatro pessoas no seu interior.
Os meios foram chegando de Paço de Sousa e de Penafiel, o INEM enviou para o local a viatura medica do hospital de Penafiel e um helicóptero do hospital Pedro Hispano, os mirones eram aos molhos, e o pessoal que estava a desencarcerar os feridos, transpirava em bica dentro dos fatos nomex.
Eu como não estava equipado a rigor limitei-me a chegar o material que ia sendo preciso aos colegas de Paço de Sousa, e acreditem que não foi assim tão pouco.
Passado algum tempo os médicos do INEM davam a entender que as vitimas do banco de trás não eram prioritárias, mas sim os passageiros que circulavam há frente.
Por incrível que pareça, os dois jovens que circulavam no banco de trás, foram os que tiveram morte imediata ao contrário dos dois colegas que circulavam nos bancos da frente, que apesar de terem ferimentos gravíssimos, (fracturas múltiplas e TCE) conseguiram sobreviver.
O desencarceramento foi demoradissimo dado o mau estado em que ficou o automóvel, para mim foi até um milagre não terem morrido todos, dada a violência do embate. Testemunhas no local até diziam que o automóvel nem circulava a grande velocidade, mas que de um momento para o outro começou a ir em direcção ao camião, acabando por embater de frente.
Passada mais de uma hora, os feridos estavam já a ser tratados fora do automóvel acidentado, e os corpos das vitimas mortais encaminhados para o instituto de medicina legal, o que dava o meu trabalho ali por terminado.
Posso dizer-vos que este foi um acidente com um desencarceramento muito complicado, e apesar de não estar envolvido directamente, senti como se fosse eu o sofrimento dos meus camaradas a desencarcerar com aquele calor de nomex vestido. Para todos vocês, deixo aqui um Grande Bem Haja.
A estrada nacional 106, é para mim das piores estradas da zona Norte do país, pois esta tem um quotidiano de rectas desafiadoras à velocidade, filas de transito intermináveis, e a tudo isto juntando alguns condutores que não têm calma nenhuma, ficamos com todos os "ingredientes" para que os acidentes aconteçam.
Depois temos o velho problema de peões que atravessam fora das passadeiras para peões, o que leva a que muitas vezes aconteçam atropelamentos mortais.
Os jovens envolvidos neste acidente iam trabalhar, dois deles nunca mais o poderão fazer, nunca mais irão para casa, para junto dos seus pais, dos seus filhos, das suas esposas, nunca mais terão a oportunidade de fazer aquilo com que sempre sonharam, cabe-nos a todos nós lutar um pouco para que estes acidentes não aconteçam, e é tão simples, basta que se reduza a velocidade, que se cumpra com o código da estrada, e em relação aos atropelamentos, basta que tanto os peões como os condutores respeitem as passadeiras para peões. Mas aos srs. autarcas deixo mais um alerta, a estrada nacional 106 precisa urgentemente de alternativas, como também precisa de muita sinalização que se encontra em falta.
NÃO SE ESQUEÇAM QUE AMANHÃ PODE SER O VOSSO FILHO
Sem comentários:
Enviar um comentário