29 de Março de 2012
Era Quinta-feira e eu estava na central, viviamos uma primavera quente e seca, e nesse dia tivemos vários incêndios. A semana estava a ser quente, mais quente do que é costume para essa altura do ano. Por volta das 15h30 o CDOS (comando distrital de operações de socorro) solicitou-nos ajuda para Lagares Paço de Sousa, para auxiliar num incêndio florestal, e passados dez minutos tinha uma equipa de quatro elementos pronta para ajudar os nossos colegas, e então foram para o local no VRCI-02.
Tudo me levava a pensar que seria só mais um incêndio, um como tantos outros, mas neste as coisas foram bem diferentes.
Como disse anteriormente eu neste dia estava na central, o dia estava a ser um pouco complicado com alguns incêndios fora de época, mas tudo se estava a resolver.
De repente toca o meu telemovel, e do outro lado só conseguia ouvir alguém aos gritos a dizer "foge,foge,foge", e percebi que era a Daniela, um dos elementos que tinha ido para o incêndio. A chamada caiu, e logo ali tive a certeza que alguma coisa de mau estava a acontecer, tentei ligar novamente mas não me atendeu, liguei para o Filipe Almeida e também não atendia, os nervos miudinhos começavam a tomar conta de mim, voltei a ligar para um e para outro e ninguém me atendia.
Ao quartel tinham acabado de chegar alguns colegas de outro incêndio, inclusivé até a nossa presidente estava no quartel, e então dei-lhe indicações que alguma coisa se estava a passar.
Passados uns minutos conseguia finalmente falar com o Filipe, ao qual ele me disse "estamos cercados pelo fogo mas o pior já passou", bem as minhas pernas tremiam como varas verdes, e sentia o peito apertado. O nosso 2ª comandante também estava no quartel e dei-lhe conhecimento do que estava a acontecer, e rapidamente avançaram mais 3 viaturas para o local para dar apoio aos nossos camaradas. Enquanto isso eu tentava a todo custo saber mais pormenores do que estava a acontecer mas ninguém me atendia os telefones, até que finalmente o Filipe me liga a dizer, "ficamos cercados pelo fogo mas estamos bem, a viatura é que está um bocado queimada".
Depois de ouvir isto só lhe perguntei se estavam mesmo bem, se não se tinham magoado, de que é que precisavam, ele só me dizia, "tem calma que nós estamos bem, o carro partiu a barra da direcção e ficámos cercados mas só temos a agradecer ao Nuno de Penafiel que nos ajudou".
Bem para quem é bombeiro sabe muito bem que isto pode acontecer a qualquer um.
Quando as outras viaturas chegaram ao local, conseguiram chegar até aos nossos colegas, estes encontravam-se bem mas um pouco nervosos com tudo o que tinha acontecido, mas também era perfeitamente normal.
Passado algum tempo já com mais calma consegui falar com o Filipe e então disse-me o que tinha acontecido verdadeiramente, o carro partiu a barra da direcção o que levou a que ficassem imobilizados, e posteriormente cercados pelo fogo.
Eles diziam-me que estavam bem, mas eu enquanto não os visse não descansava, afinal de contas tinha sido eu a mandá-los para lá. Por volta das 18h30 eles chegavam ao quartel, sãos e salvos, mas muito nervosos com tudo o que lhes tinha acontecido.
Há noite foi preciso ir render o pessoal que ficou no incêndio a ajudar no combate ao fogo, e então disponibilizei-me para ir para o local. Fui eu e mais quatro colegas sendo um deles o Filipe Almeida, senti que ele precisava de lá voltar, e não me enganei, pois disse-me já quando vínhamos embora, que esta era melhor forma de esquecer o que tinha acontecido, mostrou-me o local do sucedido e explicou como tinha tudo acontecido.
Passado algum tempo encontrei o Nuno Penas de Penafiel, que também ainda andava no incêndio, e então pessoalmente agradeci-lhe pelo que tinha feito, e hoje mais uma vez ao Nuno Penas deixo aqui o meu, e o nosso muito obrigado por tudo o que fizeste naquele dia pela nossa equipa, e não tenhas a menor duvida que se um dia acontecer algo do género contigo, podes contar sempre connosco para tudo o que fôr preciso.
Mais uma vez para ti Nuno Penas um muito,muito obrigado pois és um bombeiro com "B" dos grandes.
Um grande abraço para ti.
A nossa viatura imobilizada
Felizmente tudo correu pelo melhor, mas infelizmente muitas das vezes não sucede assim.
Para os bombeiros em geral deixo um apelo, tenham sempre cuidado nos incêndios florestais, pois o perigo está sempre à espreita e não facilitem, porque não vale a pena a perda de uma vida humana por um metro de mato.
Para todos os elementos envolvidos nesta ocorrência deixo aqui um Grande Bem Haja.













Boas.antes de mais quero agradecer ao filipe por tudo u que tambem fez por nos,agradecer aos meus camaradas que num curto prazo de tempo chegaram logo a minha beira,adjunto 2 comandante ao comandante e á doutora filomena .mas em especial para u BOMBEIRO nuno penas,um grande abraço amigo.
ResponderEliminarSão estas situaçoes que me dão mais força para continuar a ser BOMBEIRO DE PORTUGAL.
É esse o espirito.
EliminarBoas. Camaradas como o Filipe49 Referiu áh pouco, tinha chegado uma equipa ao Quartel de outro grande Incendio, na qual eu fazia parte. Passados alguns Momentos Filipe49 toca a Sirene Interna e essa mesma equipa foi rapidamente a Central, quando ele nós disse: " vão Rapido para Paço de Sousa o nosso Pessoal está Cercado" e assim fomos para lá, pelo caminho Foi muito dificel até porque queria-mos chegar lá o mas Rapido possivel e o Vaiculo em Causa não Permitia "VFCI-04" Chegado ão local e a um Km mais ou menos do local onde estáva imobilizado o Vaiculo"VRCI-02",encontra-mos o Filipe Almeda a Pé, quando ele nós disse que o restante o pessoal se encontrava bem... Ficamos la então a fazer a vez dos nossos camaradas até perto da meia noite, Hora que o filipe49 chegou para nos render.
ResponderEliminarQueria deixar aqui um Forte Abraço a todos Colegas que estiveram envolvidos neste Susto que acabou bem,
Em Especial áo Filipe Almeida102 que mais uma vez demostra que soube manter a Calma para que tudo corre-se por Melhor...
Obrígado Nelson.acima de tudo num mumento destes tem de haver alguem que consiga meter calma no resto da equipa,temos de estar preparados com tudo.
EliminarFiz o melhor .mas como referido Um mal nunca bem só.
Nao vastava tarmus cercados e ainda o carro ficou enterrado,quando conseguimos tira-lo partiu o braço de direção.foi tudo muito rápido.o que intressa é que fícamos todos bem graças a deus.
Aos meus camaradas que tavam comigo dou um grande abraço.
Há momentos inexplicáveis, estava de folga em casa quando me ligaram a informar que os nossos bombeiros estavam cercados, imediatamente pilotei o meu carro, digo pilotei porque não me lembro de metade do percurso,desloquei-me para o incêndio. Quando cheguei lá a minha maior preocupação foi saber se estavam bem, abracá-los e faze-los entender que o mais importante eram sempre Eles.Ao bombeiro Nuno agradeci pessoalmente e aqui deixo o meu apreço e gestos heróicos como o que ele teve não é para qualquer um, tanto não o é, que mais ninguem ajudou.Terá sempre as portas da nossa casa abertas. Quanto aos meus Bombeiros, são sempre o meu orgulho, e que nutram sempre o sentimento de familia, união, autruismo e voluntariado. A todos um bem hajam. Adjunto Isaura Rocha.
ResponderEliminarObrigada Adjunto Isaura por estares atenta, é sempre muito importante ter o apoio de quem nos guia. E mais uma vez obrigado aos nossos bombeiros que dizem sempre presente quando tocámos a sirene, e mais uma vez obrigado Nuno pela tua coragem.
EliminarTodos tiveram muito bem, eu também por lá passei e trabalhei nessa situação...
ResponderEliminarUm abraço a todos vocês por colaborarem tantas vezes comnosco
Não tens de agradecer Mike por que temos de ser uns para os outros, afinal de contas nós Bombeiros somos mesmo assim.
ResponderEliminarUm grande abraço.