Eram cerca das 9 horas da manhã desta sexta-feira, 30 de outubro, quando três inspetores da Unidade Nacional Contra a Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa entraram no quartel dos Bombeiros Municipais de Coruche, munidos de um mandado de busca, com o objetivo de “recolher documentação”.
De acordo com o que o NS conseguiu apurar, esta investigação, que em nada está relacionada com a realizada a 27 de novembro de 2025, tem como objetivo “passar a pente fino” as contas dos Bombeiros Municipais de Coruche, sobretudo no que diz respeito às transferências da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil para os bombeiros que realizam trabalhos ao abrigo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).
A investigação, que foi confirmada ao NS por fonte oficial da Polícia Judiciária, incide sobretudo em anos anteriores ao atual mandato autárquico, e está relacionada com o pagamento aos bombeiros, que não estará de acordo com os trabalhos realizados.
Além dos valores do DECIR, em causa podem estar também acumulação de horas extraordinárias e trabalho extraordinário realizado por bombeiros.
Os investigadores recolheram documentação e informações no quartel dos Bombeiros Municipais de Coruche e nas instalações municipais, de onde levaram vários documentos, que serão agora alvo de perícias, com o objetivo de apurar se os valores transferidos aos bombeiros foi de acordo com o trabalho realizado.
Segundo o NS conseguiu apurar, tem sido prática corrente os bombeiros receberem o trabalho realizado no DECIR em várias percentagens, havendo elementos que relatam algumas divergências entre as horas de trabalho e os valores recebidos.
A PJ não realizou qualquer detenção ou pronunciou como arguido qualquer elemento dos Bombeiros ou do Município de Coruche, continuando agora a investigação.
Câmara de Coruche confirma buscas
A Câmara Municipal de Coruche veio, em comunicado, confirmar a realização de “diligências” efetuadas pela Polícia Judiciária, nas instalações municipais, “das quais procedeu à recolha de documentação para efeitos de análise”, confirmando que as matérias são “respeitantes a períodos anteriores ao atual mandato autárquico.”
Confirmando a notícia avançada pel o NS, o município de Coruche refere ainda que “prestou toda a colaboração solicitada”, assegurando “a disponibilização da documentação requerida.”
“A Câmara Municipal de Coruche reafirma o seu compromisso com os princípios da transparência, da legalidade, do rigor e da responsabilidade na gestão pública, mantendo uma postura de total disponibilidade para com as autoridades, princípios que continuarão a orientar a atuação do Município”, conclui a autarquia.
Associação pode estar envolvida
Em causa na investigação, podem estar também valores transferidos entre o Município de Coruche e a Associação de Bombeiros Voluntários, que há anos foi também alvo de uma outra investigação.
Ao que o NS apurou, esta associação continua a suportar os custos da ligação da Internet e televisão por cabo no quartel dos Bombeiros Municipais.

Sem comentários:
Enviar um comentário