Salvamento de Criança Abre Polémica entre Bombeiros da Ajuda e INEM em Lisboa - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 22 de abril de 2026

Salvamento de Criança Abre Polémica entre Bombeiros da Ajuda e INEM em Lisboa

 


O salvamento de uma menina de apenas 3 anos, que na manhã desta terça-feira foi levada por um grupo de familiares, em pânico, ao quartel dos bombeiros da Ajuda, em Lisboa, em aparente paragem cardiorrespiratória, abriu uma polémica entre a corporação e o INEM.


António Pereira, comandante dos bombeiros da Ajuda, disse ao CM que "a prioridade dos bombeiros foi privilegiar o transporte da menor, que estava sem reação, desmaiada". No entanto, garantiu o responsável, "chegou a ser feito um contacto para o INEM". "Acionámos o CODU, e o operador disse que não ia abrir uma ficha de emergência, porque a família devia ter primeiro ligado para o INEM", acrescentou. O comandante refere que ainda espera por uma explicação do INEM sobre a situação, apesar de "reconhecer que o protocolo obriga sempre a contactar o INEM".


Contactado pelo CM, o INEM diz ter "recebido um contacto telefónico da família da criança, via 112, pelas 09h10. No entanto, a contactante desligou, sem responder às questões colocadas". A mesma fonte oficial acrescentou ter sido feito, de seguida, um contacto para os bombeiros da Ajuda. "Foi dito que a criança estava inanimada, a receber oxigénio, e que já tinha sido feito transporte para um hospital". Por isso, conclui o INEM, "não existiu uma triagem efetiva, nem a atribuição de ficha CODU, já que a mesma pressupõe a recolha de informação clínica mínima validada". 


Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário