LBP recomenda implementação imediata do Comando Nacional de Bombeiros
O PTRR em nada interfere que se crie de imediato o comando nacional de bombeiros. Isso sim, é um contributo concreto para uma maior resiliência do sistema para enfrentar os incêndios florestais.
Se assim não for e alguma coisa correr mal, não há qualquer desculpa. Nessa altura cá estaremos para exigir responsabilidades a todos os que não procederem adequadamente.
Estranha-se muito que após os incêndios florestais de 2025 e de tudo o que foi dito pelos autarcas se insista em manter um modelo que não funcionou nem vai funcionar. Porquê esta teimosia? Incompreensível!!!
𝐂𝐨𝐦𝐚𝐧𝐝𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐛𝐨𝐦𝐛𝐞𝐢𝐫𝐨𝐬 𝐚𝐝𝐢𝐚𝐝𝐨
O comandamento dos bombeiros previsto na nova lei orgânica da ANEPC ficou adiado com o aviso do Primeiro ministro, feito ontem na Assembleia da República, de que o diploma fica para depois do próximo DECIR. A Liga dos Bombeiros Portugueses lamenta o facto, primeiro, pela importância que tal mudança iria ter positivamente em termos operacionais e, em segundo, por falhar a promessa de que a lei estaria concluída no primeiro trimestre de 2026, depois de promessa anterior falhada de que estaria concluída até final de 2025.
O adiamento da legislação não permitirá também reforçar a posição assumida pelo secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, ao considerar que o diploma deverá “consagrar que proteção civil é muito mais que fogos rurais”, em declarações à newsletter do CEIPC.

Sem comentários:
Enviar um comentário