Uma mulher de Caxarias, em Fátima, teve um bebé, na noite de quarta-feira, dentro da ambulância dos bombeiros locais, na zona de Torres Novas, na A1, quando ia ao encontro da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Santarém, confirmou ao JN o comandante da corporação, Nuno Mendes. A mãe e o menino estão internados no Hospital de Santo André, em Leiria, "bem de saúde".
"Na sequência da ocorrência, foram inicialmente acionados os bombeiros, que no local solicitaram apoio diferenciado ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU)", informa fonte do INEM. Tendo em conta que "a VMER de Leiria se encontrava empenhada noutra missão de emergência médica no mesmo momento", o CODU acionou a equipa médica da VMER de Santarém.
Nuno Mendes, comandante dos Bombeiros de Caxarias, explicou ao JN que, tendo em conta essa circunstância, saíram da freguesia de Fátima ao encontro da VMER de Santarém, apesar de terem formação em partos, para garantirem uma melhor assistência. O ponto de encontro ocorreu em Torres Novas, às 20.08 horas. O bebé nasceu 19 minutos depois, e às 21.02 horas mãe e filho deram entrada no hospital de Leiria, seguindo indicações do CODU.
Santarém ia fechar
Além disso, o comandante da corporação de Caxarias adianta que a médica da VMER que fez o parto também entendeu que seria melhor transportá-los para Leiria, uma vez que a obstetrícia do hospital de Santarém ia encerrar às 20.30 horas. "Santarém estava mais perto, mas ia fechar. No fundo, era mais ou menos o mesmo tempo para um lado ou para o outro", garantiu.
"Foi um parto normal, e foi rápido. Às 21 horas, já estavam no hospital", assegurou Nuno Mendes. Fonte da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria adiantou ao JN que "mãe e filho estão bem", e que a mulher terá entrado em trabalho de parto de manhã, mas optou por chamar a ambulância dos Bombeiros de Caxarias apenas ao final da tarde. O comandante da corporação confirmou que Mavi é o quarto filho. "Hoje, as pessoas aguentam até à última", observou.
JN

Sem comentários:
Enviar um comentário