Helicóptero do INEM que Impediu Transporte de Bebé de Faro Já está Operacional - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Helicóptero do INEM que Impediu Transporte de Bebé de Faro Já está Operacional

 


A falha no kit médico do helicóptero do INEM, estacionado em Loulé, que deveria ter assegurado o transporte de um bebé em estado crítico para Lisboa, na sexta-feira, já foi resolvida. A aeronave encontra-se operacional, avança o INEM ao JN.


O bebé que nasceu com uma hemorragia cerebral grave no Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão, não foi transferido mais rapidamente para Lisboa devido à avaria do helicóptero empresa Gulf Med. A solução passou por transportar a criança por via terrestre, de ambulância, entre Faro e Lisboa, ao longo de mais de 278 quilómetros. Uma viagem que ultrapassou as duas horas. Ao JN, o INEM admitiu que o helicóptero de Loulé ficou inoperacional cerca das 15 horas de sábado "por motivos de manutenção e logísticos".


A criança continua internada em estado crítico no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, após ter nascido de cesariana na última sexta-feira, dia 31, no Hospital de Portimão. Ainda foi ponderado pedir o envio de outro helicóptero do INEM posicionado em Évora, mas o piloto recusou levantar voo face às más condições atmosféricas que se faziam sentir na região de Lisboa.


Entretanto, a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) instaurou um inquérito para averiguar as condições do socorro prestado. A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, recusou demitir-se por causa deste caso, quando foi instada a fazê-lo, no Parlamento, pelos deputados da Oposição.


JN

Sem comentários:

Enviar um comentário