Um habitante de Viana do Castelo queixou-se hoje à PSP de ter sido agredido junto ao quartel dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo por dois elementos daquela corporação, estando agora o processo encaminhado para o Ministério Público.
O homem diz ter pedido para falar com o comandante dos Sapadores quando dois bombeiros o empurraram, agarraram pelos colarinhos e atiraram com a sua bicicleta de forma a que este saísse do local onde se encontrava, à porta do quartel.
Acabou por sofrer várias escoriações numa mão, tendo dado entrada no Hospital de Santa Luzia ao final da manhã, de onde já teve alta.
Em declarações a O MINHO, Arménio Belo diz que a altercação começou quando decidiu questionar os bombeiros do motivo de vários carros se encontrarem na rua e não dentro do hangar de estacionamento, como é habitual.
“Eu vi os carros de bombeiros cá fora e dentro do hangar estavam os novos autocarros elétricos que vão circular na cidade. Também vi que estavam dois homens a aplicar película”, disse Arménio Belo, explicando o motivo de ter-se dirigido à portaria e pedido para falar com o comandante.
“Foi aí que começou a descambar, primeiro veio um bombeiro que é chefe e começou a insultar-me, agarrou-me pelos colarinhos e disse: Sai daqui filho da p***, não te posso ver”.
Arménio, que é fotojornalista e foi durante vários anos fotógrafo do executivo municipal de Viana do Castelo, tinha-se deslocado ao quartel numa bicicleta, e conta que veio outro bombeiro “pegar na minha bicicleta, e quando tentei agarrar, caiu ao chão. Também me deram cabo dos óculos que estava num dos bolsos”.
No hospital, além de três dedos feridos, o raio-x revelou uma fissura no dedo anelar, bem como uma unha pisada “que deverá cair”. Diz também que lhe concederam baixa médica de quatro dias, tendo “de andar com o braço para cima”.
“Eu só queria saber o que se estava a fazer lá dentro porque um quartel de bombeiros é para albergar as viaturas inerentes ao serviço”, prosseguiu Arménio, que é candidato de uma lista autárquica na freguesia de Subportela.
“Na segunda-feira vou ao gabinete medico-legal para fazer exames, de forma a prosseguir com a queixa na justiça”, adiantou, acrescentando ainda que já solicitou junto da PSP as imagens de video-vigilância.
Arménio Belo ressalva que respeita o trabalho dos Bombeiros Sapadores e que não é pela atitude de dois elementos que desvaloriza a corporação.
O MINHO tentou obter uma reação da coordenação municipal de Proteção Civil e do comandante dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, mas sem sucesso até ao momento.
O Minho
Sem comentários:
Enviar um comentário