Chamas de Trancoso e Sátão alastram a mais oito municípios - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Chamas de Trancoso e Sátão alastram a mais oito municípios

 



Os incêndios que começaram em Trancoso e Sátão afetam atualmente dez municípios e têm três frentes ativas muito grandes, disse à agência Lusa o segundo comandante regional do Centro, Jody Rato.


"Os incêndios de Trancoso e de Sátão estavam muito perto, quase a interagir, havia já zonas em que estavam a menos de dez quilómetros e nesse sentido absorvemos o comando que, agora, é só um e temos dez municípios", adiantou à agência Lusa, cerca das 9 horas, o comandante no terreno, Jody Rato.

O incêndio afeta os municípios de Sátão, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Penedono e "também já a entrar" em São João da Pesqueira (distrito de Viseu); Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Meda e Celorico da Beira (distrito da Guarda).


"Neste momento tem três frentes ativas muito grandes. Uma delas com mais de 20 quilómetros de frente. A zona de maior preocupação é na zona norte, na cabeça, porque é onde está com maior intensidade, ou seja, em Penedono e em São João da Pesqueira", adiantou.


Jody Rato acrescentou que em todo o perímetro deste incêndio estão 1368 operacionais a trabalhar, 461 veículos, com mais sete máquinas de rasto e, neste momento, cerca das 9 horas, "estão a ser mobilizados meios aéreos".

"Neste momento já estamos com quatro meios aéreos e vamos eventualmente reforçar durante o dia. Não sabemos, porque também há outros incêndios ativos e os meios são finitos e compreendemos que a mobilização tenha de ser gerida", admitiu o segundo comandante regional Centro.

Para o dia de hoje "é esperado um trabalho muito árduo, um dia difícil, não só pela área imensa, como agravado com aquilo que tem condicionado o combate que é a acessibilidade e as condições meteorológicas".

Sobre os trabalhos noturnos, o comandante indicou que foram "registados três feridos ligeiros, coisas ligeiras, e um bombeiro que foi assistido, muito por causa do fumo nos olhos que, depois de uma boa limpeza, permite que volte ao ativo"


Pelo caminho, as chamas já deixaram destruição "em algumas habitações, falta confirmar se há de primeira habitação, mas a maior parte deverão ser devolutas e de segunda habitação, há ainda veículos afetados, armazéns e empresas".

JN

Sem comentários:

Enviar um comentário