Os Bombeiros Voluntários de Gondomar vão passar a dispor de uma quarta Equipa de Intervenção Permanente (EIP), que vai permitir reforçar a capacidade de resposta do concelho no domínio da proteção civil e as condições de prevenção e socorro em caso de acidentes ou catástrofes.
O protocolo para a criação desta nova equipa foi celebrado na passada sexta-feira, 30 de maio, entre o Município de Gondomar e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Gondomar.
Com esta nova equipa, aquela corporação conta agora com quatro equipas, num total de 20 operacionais, enquanto as restantes corporações – Areosa-Rio Tinto, Melres, São Pedro da Cova e Valbom – mantêm duas equipas cada, perfazendo um total de 10 operacionais por corporação.
Ao todo, o concelho de Gondomar passa a dispor de 60 operacionais, integrados em 12 Equipas de Intervenção Permanente, distribuídas pelas cinco corporações de bombeiros do território. Este reforço contribui para uma resposta mais profissionalizada, permanente e eficaz às ocorrências, assegurando cobertura operacional 24 horas por dia.
Além destas, o Município já solicitou à ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil a criação de duas outras novas equipas, destinadas aos Bombeiros Voluntários da Areosa-Rio Tinto e de São Pedro da Cova.
Este investimento insere-se na estratégia municipal de reforço dos meios de proteção civil. Em janeiro deste ano, a autarquia aprovou a atribuição de uma verba anual de 1,3 milhões de euros para apoiar as cinco corporações de bombeiros voluntários do concelho, representando um aumento de 30% face a 2024. Desse montante, 540 mil euros foram especificamente destinados ao financiamento das Equipas de Intervenção Permanente.
Com cinco corporações de bombeiros e 12 Equipas de Intervenção Permanente em funcionamento, o Município continua a apostar no fortalecimento da resposta às emergências, garantindo maior eficácia no socorro e proteção da população e no e combate a incêndios e outras catástrofes naturais.
Sem comentários:
Enviar um comentário