Caminha Apoia Bombeiros com Isenção de IMI e Ajuda à Renda - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 20 de junho de 2025

Caminha Apoia Bombeiros com Isenção de IMI e Ajuda à Renda

 


A Câmara de Caminha aprovou hoje por unanimidade submeter à Assembleia Municipal o regulamento de apoios sociais extraordinários aos bombeiros voluntários, que prevê prioridade na atribuição de habitação social, apoio ao arrendamento ou isenções de IMI.


O documento foi aprovado por unanimidade na reunião camarária de hoje daquele município.


Em abril, a autarquia colocou em consulta pública, através de publicação no Diário da República, o projeto de regulamento de apoios sociais extraordinários aos bombeiros das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Caminha e de Vila Praia de Âncora.


Entre as medidas contempladas “para incentivar o voluntariado” e “reconhecer a nobre função do Bombeiro Voluntário” está a “prioridade na atribuição de habitação social promovida pela Câmara”.


O documento prevê também o “apoio ao arrendamento habitacional até ao máximo de 500 euros após análise dos serviços municipais da coesão social”.


A isto, soma-se a isenção do Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) liquidado, relativo à habitação própria e permanente do bombeiro, localizada na área do concelho sendo que até aos cinco anos de serviço completos a isenção é de 20%.


Os bombeiros vão ainda ter direito a um “seguro de acidentes pessoais de acordo com a legislação em vigor” e apoios equiparados ao escalão A na rede pública escolar para os filhos, a par da isenção do pagamento das refeições escolares, da atribuição de um ‘kit’ de material escolar no valor de 16 euros.


O Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário