CALOR EXTREMO - METADE DO PAÍS ACIMA DOS 40 GRAUS - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 25 de junho de 2025

CALOR EXTREMO - METADE DO PAÍS ACIMA DOS 40 GRAUS

 


Vai-se confirmando o episódio de calor mais intenso do que levamos de temporada e cujo pico será justamente no próximo fim-de-semana!


👉Além do ambiente sufocante durante o dia, teremos noites muito quentes, em que será muito difícil dormir!


👉Do que estamos a falar?


É verdade que estamos no período da canícula, ou seja, o mais quente do ano, é normal fazer muito calor, mas também é verdade que nas últimas semanas as temperaturas têm estado muito acima do normal para o período e junho será em muitas estações peninsulares, o mais quente desde que há registos! 


👉Os modelos colocam temperaturas muito elevadas, extremas em alguns pontos, próximas à máxima absoluta, que se situa nos 47.3 registados na Amareleja a 1 de agosto de 2003, temos consciência que se trata de um valor que será muito brevemente superado, já que tem sido em assim em todo o mundo e Portugal não será exceção.


👉A generalidade dos modelos chegam a colocar metade de Portugal acima dos 40 graus e alguns vêem temperaturas até 46/47 graus localmente no Vale do Tejo, pelo que Alvega, perto de Abrantes tem potencial para registar um novo máximo nacional.


Meteo Trás dos Montes

Sem comentários:

Enviar um comentário