Município de Marco de Canaveses Aprova Constituição de 4ª Equipa de Intervenção Permanente - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 24 de março de 2025

Município de Marco de Canaveses Aprova Constituição de 4ª Equipa de Intervenção Permanente

 


𝐷𝑒𝑐𝑙𝑎𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝐶𝑜𝑛𝑐𝑜𝑟𝑑𝑎̂𝑛𝑐𝑖𝑎, 𝑎𝑝𝑟𝑜𝑣𝑎𝑑𝑎 𝑛𝑎 𝑅𝑒𝑢𝑛𝑖𝑎̃𝑜 𝑑𝑎 𝐶𝑎̂𝑚𝑎𝑟𝑎 𝑑𝑒 14 𝑑𝑒 𝑓𝑒𝑣𝑒𝑟𝑒𝑖𝑟𝑜, 𝑚𝑎𝑟𝑐𝑎 𝑛𝑜𝑣𝑜 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑜 𝑛𝑜 𝑟𝑒𝑓𝑜𝑟𝑐̧𝑜 𝑑𝑎 𝑃𝑟𝑜𝑡𝑒𝑐̧𝑎̃𝑜 𝐶𝑖𝑣𝑖𝑙


A Câmara Municipal do Marco de Canaveses aprovou, na reunião realizada no dia 14 de fevereiro, a Declaração de Concordância para a constituição de uma 4.ª Equipa de Intervenção Permanente (EIP) na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses. Esta decisão representa um passo fundamental para o reforço da capacidade de resposta a emergências no concelho e garante uma maior eficiência e prontidão nas intervenções de socorro às populações e defesa dos seus bens.


"A aprovação desta Declaração de Concordância reflete o nosso compromisso com a Proteção Civil e com os nossos Bombeiros, que desempenham um papel insubstituível na segurança do concelho. Esta 4.ª EIP será mais um recurso essencial para garantir uma resposta rápida e eficaz em situações de emergência. Não nos limitamos a falar de segurança, nós agimos, e trabalhamos para garantir um concelho mais seguro e preparado para todos os cenários”, afirmou a Presidente do Município, Cristina Vieira, responsável pelo Pelouro da Proteção Civil.


A Declaração de Concordância estabelece a necessidade de uma manifestação de interesse da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários para a constituição de novas EIP. Com esta aprovação, o Município compromete-se a estabelecer um protocolo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, e assegurar os recursos necessários para a operacionalização da nova equipa.


Recorde-se que, atualmente, o Marco de Canaveses já conta com três EIP, duas das quais foram constituídas com o apoio do atual Executivo. A segunda EIP foi aprovada a 16 de agosto de 2021, e a terceira a 2 de janeiro de 2023. O Município suporta 50% dos salários dos 15 elementos que compõem as três equipas, que, em 2024 representou 127 mil euros. Além disso, assume o custo do seguro de Acidentes Pessoais do Corpo Ativo, Não Ativo e dos Órgãos Sociais, que no ano passado ascendeu a 10 mil euros.


Importa referir que, um Bombeiro da EIP é um profissional com vínculo laboral que exerce a função de Bombeiro de forma permanente. Tem um salário fixo, pago em 50% pelo Município do Marco de Canaveses e 50 % pela ANEPC. O profissional exerce funções em horários definidos, sendo assegurando serviço 24 horas por dia, sete dias por semana.


As Equipas de Intervenção destinam-se ao cumprimento de missões de proteção e socorro, da Proteção Civil, confiadas aos bombeiros, designadamente o combate a incêndios, a urgência pré-hospitalar, a minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidente grave, assim como noutras atividades de proteção civil.


A comparticipação financeira do Município para a constituição de Equipas de Intervenção Permanente nos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses tem sido uma prioridade, com vista a prosseguir o objetivo de atingir um nível cada vez mais elevado de profissionalização, prontidão e capacidade de resposta operacional do sistema municipal de proteção civil.

Sem comentários:

Enviar um comentário