Bombeiros e INEM Vão Assinar Novo Protocolo para Melhorar a Prestação de Cuidados de Emergência - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Bombeiros e INEM Vão Assinar Novo Protocolo para Melhorar a Prestação de Cuidados de Emergência

 


O INEM e a Liga dos Bombeiros deverão assinar, ainda esta semana, um novo acordo. Os subsídios atribuídos pelo INEM aos Corpos de Bombeiros vão ser atualizados.


O reforço do investimento nos corpos de Bombeiros vai sair do orçamento do INEM e a aplicação do acordo será retroactiva a 1 de janeiro de 2025.


“O valor fixo passa para 8760 por mês da disponibilidade em relação aos cerca de 6700 que são pagos atualmente. E os prémios de saída também têm um aumento muito significativo , andam à volta dos 15 euros e passam para os 21 euros por saída e, depois, poderá ter um acréscimo por quilómetros quando as deslocações são superiores a 20 quilómetros", diz Sérgio Dias janeiro, presidente do INEM.


Com o orçamento reforçado, os Bombeiros assumirão responsabilidades que até aqui eram do INEM. No âmbito deste acordo, mas ainda a precisar do aval do governo, há outras propostas em perspetiva.


“Esta proposta de alteração já foi submetida à tutela e que permitirá haver meios dos bombeiros com enfermeiro, haver motociclos de socorro também operacionalizados pelos bombeiros”, explica o presidente do INEM.


O objetivo é melhorar a cobertura nacional da rede de emergência médica, sobretudo, no interior do país. Para isso, o processo será avaliado amiúde, para garantir a eficácia e a qualidade do socorro pré-hospitalar.


SIC Noticias 

Sem comentários:

Enviar um comentário