Luís Loureiro é o Novo Comandante dos Bombeiros de Resende - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Luís Loureiro é o Novo Comandante dos Bombeiros de Resende

 


No dia 2 de novembro, no Salão Nobre do quartel, Luís Loureiro tomou posse como comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Resende. O até então adjunto do comando sucede no cargo a Sérgio Monteiro, que a 14 de julho, deste ano, perdeu a vida vítima de doença súbita.


Luís Loureiro foi o escolhido para comandante por “ter frequentado o curso de Quadros de Comando na Escola Nacional de Bombeiros e por ser um desejo expresso do anterior e saudoso comandante Sérgio Monteiro, sendo assim uma forma de honrarmos a sua memória”, pode ler-se numa publicação da corporação nas redes sociais.


Numa cerimónia que “ficará gravada na história”, a associação desejou as “maiores felicidades” a Luís Loureiro, num novo cargo que “desempenhará com dedicação, zelo e competência”, reforça a direção da corporação que, em 2025, comemorará o 75.º aniversário.


“Aceitei porque queria dar continuidade ao trabalho do nosso comandante”


Assumir a posição de comandante “nestas circunstâncias” é “mais complicado“, mas para João Loureiro “a vida continua” e é hora de “dar continuidade ao legado e ao trabalho” de Sérgio Monteiro. Motivo que o levou a aceitar “logo” o cargo. “Já tinha trabalhado com ele há muitos anos como bombeiro, depois como adjunto de comando por decisão dele. O Sérgio fez um excelente trabalho nesta associação e não quero que nada se perca. Quero honrar a memória dele e prestar a homenagem que ele merece. Se a associação está onde está foi resultado do trabalho dele, que se dedicou de corpo e alma a esta causa e colocou a associação no patamar que está”, garante o novo comandante.


Luís Loureiro e Sérgio Monteiro já se conheciam “há muitos anos” e formou-se uma “grande ligação”. Agora, recorda o ex-comandante como “um excelente amigo. Era uma pessoa que toda a gente gostava, porque era amigo. Era o nosso comandante, mas também era o nosso amigo“.


Bombeiros de Resende pretendem aumentar frota para “dar o máximo conforto” à população


Se enquanto adjunto de comando já “havia decisões importantes a tomar”. Agora, enquanto comandante, terá “muito mais responsabilidade. Bem ou mal, tem de ser decidido na hora”, afirma Luís Loureiro, que partilha connosco as maiores necessidades e objetivos atuais dos Bombeiros Voluntários de Resende. Passam pela aquisição, a “curto prazo”, de um Veículo de Combate a Incêndios Florestais (VFCI), porque os atuais “já têm alguma idade” e foi uma vontade deixada por Sérgio Monteiro. Mas, também, de uma Ambulância de Socorro, uma vez que “as que existem estão a ficar com muitos quilómetros. Queremos ir renovando a frota, para dar o máximo conforto para as pessoas que nos solicitarem o apoio“, explica.


O novo comandante pretende, neste novo cargo, focar-se “na parte operacional dos bombeiros e dar resposta às solicitações de pedidos de socorro. Tenho de ter sempre tudo agilizado para que em qualquer tipo de pedido de socorro tenhamos os meios de resposta necessários”.


Luís Loureiro faz parte da ‘família’ dos bombeiros há 28 anos


Natural da freguesia de Resende, o atual comandante dos Bombeiros Voluntários de Resende nasceu e viveu sempre no concelho e, por isso, é “um orgulho” representar a corporação e servir a população da terra Natal.


Hoje com 43 anos, Luís Loureiro entrou para os bombeiros em 1996 e por influência do irmão. “Quis seguir as pisadas”, recorda.


Começou como cadete, fez a carreira de bombeiro, tendo sido subchefe e desde há cerca de um ano que assumia o cargo de adjunto do comando. Poder “ajudar o próximo” foi a “grande” motivação para “fazer parte da missão” dos bombeiros.


À população, o novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Resende garante que irá “dar o melhor em prol da comunidade. Os bombeiros irão estar aqui para tudo o que precisarem, dar uma resposta ao que for solicitado e responder aos desafios que irão surgir, certamente“, concluiu


A Verdade

Sem comentários:

Enviar um comentário