No dia 28 de setembro, 1500 bombeiros vão subir o Monte do Bom Jesus a correr. A sexta edição da prova Escadórios da Humanidade conta com um número recorde de participantes, que integram 260 corporações, de dez países.
Na apresentação da prova, que decorreu esta segunda-feira de manhã, no Bom Jesus, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, destacou a importância da iniciativa, que já faz parte do cartaz anual de eventos da cidade.
Os bombeiros inscritos devem subir sempre a correr e no menor tempo os 566 degraus, num total de 615 metros, com um desnível positivo de 116 metros, os Escadórios do Bom Jesus, com todo o equipamento de proteção civil: fato completo e botas, no total de mais de 30 quilos, incluindo ainda o Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto.
A organização é da Associação Família de Elite e da ADN – Eventos Desportivos, com o apoio da Câmara Municipal de Braga e das empresas municipais AGERE e Transportes Urbanos de Braga (TUB), bem como da Confraria do Bom Jesus do Monte.
Foi destacada ainda a importância de a prova decorrer no Bom Jesus, que a UNESCO declarou como Património da Humanidade.
O padre Ricardo Fonseca, comandante dos Bombeiros Voluntários de Pinhel, fará a já tradicional bênção dos capacetes para os operacionais, entre outras iniciativas que decorrerão paralelamente à prova.
JN
Sem comentários:
Enviar um comentário