Protocolo com o INEM Chegou ao Fim - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Protocolo com o INEM Chegou ao Fim

 


Protocolo com INEM chegou ao fim


O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), surpreendentemente, sem qualquer acordo ou conversações com a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), no âmbito dos Acordos de Cooperação assinados em 2017 e 2021, decidiu unilateralmente enviar por email uma proposta de adenda ao protocolo para PEM existente nas Associações, que deve ser rejeitada.


A LBP, em 8 de agosto último enviou um ofício ao presidente do INEM a informar que deve ser cumprido o clausulado do Acordo com a LBP, que é a atribuição de um subsídio para aquisição de uma ABSC. 


Na próxima quarta feira, dia 21 de agosto, está marcada uma reunião com o INEM onde um dos pontos a tratar é precisamente a absoluta necessidade de subsidiar as Associações na compra de ambulâncias, uma vez que o Protocolo de Cooperação chegou ao fim.


A tentativa de fazer prolongar por mais um ano o Protocolo de Cooperação, que acaba a sua vigência a curto prazo, que vem na sequência de o ano passado já ter sido assinada uma adenda de prolongamento, representa as expectativas criadas nas AHB e nas negociações da LBP, de que não voltariam a haver ABSC com idade avançada e custos de manutenção elevados, como ocorre com as 111 ABSC propriedade do INEM algumas desde 2001, com tempos de paragem elevados.


A assinatura de uma nova adenda fará com que as Associações aceitem que, um protocolo que deveria durar seis, sete ou oito anos passarem a ter uma vigência de oito, nove ou 10 anos, com todas as consequências económicas para elas daí resultantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário