Um incêndio deflagrou, ao início da tarde deste domingo, numa zona de mato em Alcabideche. As chamas começaram num terreno nas traseiras do pavilhão desportivo de Murches e estão a subir em direção à serra. Há algumas casas e um lar de idosos próximos. O fogo está a ser combatido por 220 bombeiros e sete meios aéreos.
O alerta do fogo em Alcabideche, no concelho de Cascais, chegou às 12.20 horas e, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), os meios inicialmente mobilizados já foram reforçados, estando, no local, 220 bombeiros, com 58 viaturas, e sete meios aéreos. A zona fica próxima do mar e, por isso, "é normal que haja vento e que o incêndio percorra alguma velocidade no seu desenvolvimento. Assim, acionámos os meios por precaução", disse a mesma fonte da ANEPC à Lusa. O vento estava bastante forte, mas abrandou entretanto.
O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, explica que a ignição aconteceu num terreno de mato nas traseiras do pavilhão desportivo de Murches e que, neste momento, as chamas sobem direção à serra, embora ainda estejam afastadas da serra. A coluna de fumo é visível a grande distância.
"Todas as situações que tenham a ver com incêndios e ainda para mais próximos de aglomerados urbanos preocupam sempre. Está próximo de algumas casas, mas não de grandes aglomerados urbanos. Essas casas estão a ser protegidas. A situação que se coloca de maior preocupação é de que evolua para junto de uma residência de idosos. Neste momento, está tudo preparado para alguma eventualidade que possa surgir, nomeadamente de evacuação que possa ser necessária. Até agora, não vou qualquer evacuação. Mas, se for necessário, não hesitaremos a realizá-la", explicou Carlos Carreiras, apelando a que a população não se desloque ao local, "porque só complica o trabalho de quem está a combater o incêndio. Não irão ajudar nada".
Existe também registo de 4 bombeiros feridos que vão ser encaminhados para o hospital de Cascais, sendo que também há registo de um veiculo de bombeiros ardeu parcialmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário