Ministra da Saúde diz que é Preciso “Refundar o INEM” - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 11 de julho de 2024

Ministra da Saúde diz que é Preciso “Refundar o INEM”

 


Ana Paula Martins anunciou que tutela vai criar uma comissão independente para estudar a resposta em emergência médica e que haverá auditoria da IGAS. Ministra confirma conversações com a Força Aérea.


“Precisamos mesmo de refundar o INEM”. A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, defendeu nesta quarta-feira a necessidade de uma reformulação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). E sublinhou: “Hoje já sabemos que o INEM que temos não é o INEM de que precisamos.” A governante anunciou ainda a intenção da tutela de criar “muito rapidamente” uma comissão independente para estudar a resposta em emergência médica prestada actualmente e confirmou que tem mantido conversações com a Força Aérea tendo em vista o uso dos seus meios no socorro aos doentes. Caberá à Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) fazer a auditoria ao INEM.


A ministra disse que a IGAS levará a cabo uma auditoria administrativo-financeira, que incluirá também uma avaliação dos indicadores de resposta dos meios de emergência médica​, relacionados, por exemplo, com a “inoperabilidade, de tempo de resposta CODU, de resposta tardia mesmo em termos de transporte até ao hospital”. “Pensámos ser prudente, sensato e necessário juntar-lhe uma auditoria de natureza técnica”, acrescentou, frisando que “os resultados são muito importantes para o futuro”.


Publico 

Sem comentários:

Enviar um comentário