Liga de Bombeiros Contra Imprecisão do Presidente do INEM - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 4 de junho de 2024

Liga de Bombeiros Contra Imprecisão do Presidente do INEM

 


A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) está contra a imprecisão transmitida hoje pelo presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) na Comissão de Saúde da Assembleia da República (AR). O INEM nunca cumpriu a disposição da AR de 2021 de pagar integralmente aos bombeiros pelos serviços que prestam. Até final do corrente ano, os quase 76 milhões de euros previstos pelo INEM para o efeito apenas cobrem 50 por cento do custo total do serviço. Para o cumprimento integral da decisão da AR o INEM precisava de 150 milhões. Então, sim, os bombeiros seriam totalmente ressarcidos.


A LBP admite que houve um grande avanço entre 2019, em que o INEM pagou aos bombeiros 37,6 milhões de euros, e o presente, quando prevê quase 76 milhões até final de 2024. Mesmo assim, o INEM apenas irá garantir metade dos custos, cabendo às Associações, às suas expensas, suportar o restante.


A LBP não deixa de reconhecer o facto do presidente do INEM ter considerado elogiosamente o papel fundamental dos Bombeiros no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).


LBP

Sem comentários:

Enviar um comentário