Bombeiro Ricardo Cancela Atira-se ao Rio e Salva Jovem no Mondego - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Bombeiro Ricardo Cancela Atira-se ao Rio e Salva Jovem no Mondego

 


Ricardo Cancela é a mais recente “estrela” da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra. Pelo menos aos olhos dos colegas que ontem o viram a conversar com o Diário de Coimbra sobre o salvamento em que foi protagonista na madrugada do último sábado.


Bombeiro há 26 anos, Ricardo Cancela recusa esse epíteto, mas mostra-se muito feliz por se ter atirado ao rio, «sem qualquer hesitação» para salvar uma jovem que havia acabado de se atirar.


Recuemos até à madrugada de sábado. Juntamente com mais três colegas, prestava serviço de prevenção no Queimódromo, na penúltima noite da Queima das Fitas 2024. Cerca das 5 da manhã foram alertados, por um grupo de estudantes, para o facto de uma jovem se ter atirado ao rio. «Dirigimo-nos à margem do rio e verificámos que se encontrava uma pessoa na água. Despi a camisa para a tentar ir socorrer, mas a pessoa acabou por desaparecer debaixo da Ponte de Santa Clara».


Rapidamente, Ricardo Cancela, não sabe precisar quanto tempo tudo isto demorou, optou por não ir à água e subiu a rampa de acesso ao recinto. «Atravessei a Ponte de Santa Clara para o lado contrário e desci do outro lado, no acesso ao rio, e consegui visualizar a jovem, que se encontrava debaixo da ponte, tentando agarrar-se a alguma coisa, mas em dificuldades».


Nesse momento, e fruto da sua experiência como mergulhador – mas desta vez sem equipamento e material apropriado – apercebeu-se que a jovem não conseguiria manter-se muito mais tempo à superfície.


Diário de Coimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário