LBP sem acesso ao RNBP com prejuízo para os bombeiros
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), por determinação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) deixou de ter acesso ao Recenseamento Nacional dos Bombeiros Portugueses (RNBP), obrigando as associações de bombeiros e a própria Liga a uma enorme carga burocrática, nomeadamente, quando se trata da atribuição de todas as medalhas aos bombeiros. Carga que penalizava também temporalmente a sua atribuição.
O que antes demorava uma ou duas semanas, agora pode demorar um mês. Os prejudicados são, sem dúvida, os bombeiros, as suas associações e corpos de bombeiros.
Antes, as associações solicitavam à LBP a atribuição de medalhas aos seus bombeiros e esta, mediante consulta expedita ao RNBP, podia despachá-las com celeridade. Com a impossibilidade do acesso direto da LBP ao RNBP, a ANEPC mais não faz que provocar a carga burocrática das associações imprimirem ou digitalizarem as fichas de cada bombeiro para posteriormente enviarem à LBP. A Liga consulta cada uma das fichas para depois despachar a atribuição das medalhas.
Para justificar esta atitude a ANEPC diz respeitar o Regulamento Geral de Proteção de Dados, o que não corresponde nem ao espírito nem ao teor daquela lei.
Sem comentários:
Enviar um comentário