Heliporto do hospital de Bragança testado para receber os voos do helicóptero do INEM - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 15 de março de 2024

Heliporto do hospital de Bragança testado para receber os voos do helicóptero do INEM

 


A Avincis Aviation Portugal, empresa que fornece o serviço de helicópteros ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), já realizou um voo de teste no heliporto do hospital de Bragança com o objetivo de autorizar que o meio aéreo possa aterrar nesta infraestrutura aeroportuária.


O CEO do grupo Avincis, Jonh Boag, adiantou ao JN que “a administração do Hospital de Bragança está a trabalhar na certificação do heliporto de modo a que o modelo AW139 possa ali operar". Na semana passada, acrescentou, "foi publicada uma nota dando conta da alteração da capacidade de carga da estrutura de 5,5 toneladas para mais mil”, para que o novo helicóptero, mais pesado do que o usado anteriormente possa aterrar.


Em resposta escrita enviada ao JN, Jonh Boag referiu ainda que “foi realizado esta semana um voo de teste, com o conhecimento da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do INEM, com o objetivo de estabelecer procedimentos para usar o heliporto”.


O heliporto do hospital de Bragança já foi autorizado pela ANAC a receber voos do novo helicóptero ao serviço do INEM, anunciou na semana passada a Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE).


Desde janeiro, devido à substituição da aeronave por uma mais pesada, que o meio aéreo aterra no estádio de futebol do Instituto Politécnico (IPB), uma vez que a estrutura aeroportuária da unidade de saúde não dispõe de certificação nem tinha autorização.


Segundo o Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil, para o novo helicóptero do INEM aterrar no heliporto, faltava a autorização da empresa, uma vez que a ANAC já a tinha dado à Unidade Local de Saúde do Nordeste na semana passada. Entretanto, a Avincis já diligenciou para que o helicóptero possa aterrar no heliporto.


JN

Sem comentários:

Enviar um comentário