Emoção na comemoração dos 147 anos dos Bombeiros de Guimarães. MAI condecorou Bento Marques - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 25 de março de 2024

Emoção na comemoração dos 147 anos dos Bombeiros de Guimarães. MAI condecorou Bento Marques

 


O Ministro da Administração Interna distinguiu o Comandante dos Bombeiros de Guimarães, Bento Marques, com a Medalha de Mérito de Protecção e Socorro, grau ouro e distintivo laranja. A condecoração foi anunciada e aposta durante a cerimónia dos 147 anos dos bombeiros de Guimarães realizada este domingo na parada do quartel da instituição. José Luís Carneiro considerou Bento Marques um bombeiros exemplar.


"Agradeço aos bombeiros portugueses e faço-o na pessoas do Comandante Bento Marques que é símbolo do que é ser bombeiro, na dedicação, na entrega, na abnegação, do exemplo, nas atitudes, no comportamento e por isso lhe quisemos outorgar uma condecoração pelo todo o seu percurso ao serviço dos bombeiros", afirmou.


Emocionado, Bento Marques anunciou que em breve deixará o comando dos Bombeiros de Guimarães ao fim de 44 anos ao serviço da instituição.


"Brevemente seguirei novo rumo com orgulho pelo sentido do dever cumprido. É da maior importância que ao chegar a este dia possa passar o testemunho com uma instituição mais respeitada, melhor equipada e mais bem preparada", afirmou para deixar ainda um agradecimento aos elementos do Corpo Activo: "Aprendi com todos, fizeram de mim uma pessoa mais capaz e um homem melhor e reconheço o apoio que sempre me deram através de palavras, actos e carinho. Não tenho dúvidas de que esta nobre instituição continuará a ser bem conduzida".


A cerimónia teve ainda emoção nas várias vezes que foi saudada a presença do bombeiro Pedro Almeida após um mês de coma induzido na sequência de um acidente ocorrido em Dezembro, numa acção de resgate de um gato.


Da emoção à realidade, o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, salientou que as corporações de Bombeiros têm apoio Municipal mas isso não dispensa o necessário apoio do poder central.


"É importante as câmaras municipais darem apoio mas é muito, muito importante que o governo e as diversas entidades com responsabilidades relacionadas com os bombeiros, continuem a dar essa apoio que preferia que não fosse apenas complementar porque há tantas áreas em que é necessário esse apoio e os bombeiros precisam mesmo desse apoio porque prestam um serviço inestimável às populações", sublinhou.


No mesmo sentido, na sua intervenção, o Presidente da Direcção dos Bombeiros de Guimarães, agradeceu o apoio que a instituição tem recebido do Município e apresentou o «caderno de encargos» ao novo Governo:


"Hoje é um dia feliz e temos motivos para comemorar, mas isso não quer dizer que está tudo bem. Obviamente que queremos mais e é para isso que vamos continuar a trabalhar. Agora que se inicia uma nova legislatura, nós bombeiros de Guimarães dizemos desde já ao novo governo que precisamos de muito mais apoio. Os bombeiros devem ser colocados no lugar que lhes é devido que é um lugar de prioridade nacional, afirmou.


Neste contexto, João Pedro Castro disse ser "urgente aumentar os vencimentos das Equipas de Intervenção Permanente, é urgente aumentar o valor hora das equipas dos diferentes dispositivos, é urgente afectar verbas do PRR e ou do orçamento de Estado para a requalificações dos quartéis e também para o rejuvenescimento do nosso parque automóvel".


Na cerimónia dos 147 anos dos bombeiros de Guimarães, foi assinado um protocolo entre a Escola Nacional de Bombeiros, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães e a Escola Secundária Francisco de Holanda, para a criação do curso profissional de bombeiros para alunos do 9º ano, com equivalência do 12º ano.


Guimarães Digital

Sem comentários:

Enviar um comentário