Bombeiros Sapadores de Coimbra apresentam 19 recrutas e anunciam novos meios operacionais no 243º aniversário - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 14 de março de 2024

Bombeiros Sapadores de Coimbra apresentam 19 recrutas e anunciam novos meios operacionais no 243º aniversário

 


A Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CBSC) comemorou, hoje, dia 13 de março, o seu 243º aniversário na Casa Municipal da Proteção Civil, na presença do vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Matias Lopes, e do comandante dos CBSC,


Paulo Palrilha. A cerimónia contou com o juramento de compromisso de honra por parte de 19 novos bombeiros e com o anúncio da necessidade de reforço do corpo de bombeiros e da aquisição de novos meios operacionais, tais como um veículo de desencarceramento, um veículo especial de combate a incêndios de aeronaves, um reboque, uma renovada central de comunicações e uma ambulância.


Os 19 recrutas frequentaram seis meses de formação na Escola do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa e outros seis meses estiveram em contexto de trabalho na CBSC. Este reforço humano foi destacado por Paulo Palrilha, que pediu “respeito, apoio e solidariedade” para com os bombeiros que se vêm confrontados “com uma legislação inadequada, distante da realidade, potenciadora de diversas interpretações e motivadora de conflitos laborais desnecessários, que criam dificuldades a quem exerce o comando e aos Executivos que suportam os bombeiros”.


O comandante dos Sapadores pediu, ainda, para se “estabelecerem horários de trabalho uniformes e adequados à profissão, assim como o direito ao subsídio de risco para quem com ele convive todos os dias”. No sentido “justo e necessário” da valorização dos bombeiros, Paulo Palrilha anunciou que, brevemente, vão ter lugar um conjunto de promoções às categorias de subchefe de segunda e primeira, subchefe principal e chefe de segunda e primeira”.


Já o vereador Carlos Matias Lopes reiterou a necessidade de reforço do corpo de bombeiros. “É nosso propósito lançar o mais depressa possível, mais ações de recrutamento, para assim fazer face ao presente e ao futuro desta Companhia. Estamos conscientes que o rácio destes novos bombeiros já não cobre as necessidades atuais (foram muitos anos onde saíram muitos elementos sem a devida reposição) e com a previsão de aposentações que irão ocorrer ainda este ano civil, torna-se imperiosa e urgente esta medida”, anunciou.


O vereador anunciou, ainda, a aquisição, de imediato, de um veículo especial de combate a incêndios de aeronaves, a operar no Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, enquadrado no processo de certificação da pista, que se vai traduzir num investimento de cerca de 300 mil euros. Carlos Matias Lopes avançou, também, que, caso o INEM continue sem dar resposta ao pedido de substituição da ambulância feito pelo Município há longos meses, a Câmara Municipal vai comprar uma ambulância, considerando o processo “incompreensível” e que em nada “dignifica nem o Estado Português nem o INEM.”


Paulo Palrilha anunciou, ainda, que está em curso o processo de renovação da central de comunicação e alerta, um investimento de 60 mil euros, bem como a melhoria das condições da sala de bombeiros. O comandante salientou, também, o que diz ser pioneiro no nosso país e que se traduz na execução de um processo interno, que se reflete na melhoria das condições de trabalho, envolvendo os bombeiros no protocolo de descontaminação de agentes químicos, provenientes dos incêndios. O comandante deu nota que estão em curso, entre outros, processos de aquisição de um reboque e de um veículo de desencarceramento, que corresponde a um investimento no valor de 300 mil euros.


No ano passado, os Bombeiros Sapadores de Coimbra, fundados em 1781 com o nome de Companhia das Bombas – quando a rainha D. Maria I autorizou a aquisição de duas bombas de incêndio – fizeram 5.449 intervenções, cerca de 15 por dia, das quais 174 correspondem a incêndios urbanos, 103 a incêndios rurais, 138 acidentes, 1.995 serviços de INEM, 2.083 serviços de assistência e 986 outros socorros.


Durante a cerimónia, que começou com o hastear da bandeira, foram realizados exercícios de demonstração pelos novos bombeiros, colocando em ação os conhecimentos e competências adquiridas no último ano, e foi, ainda, homenageado, com a entrega de uma medalha, o bombeiro Daniel Marcelino pelos seus 25 anos de dedicação. Ao celebrar 243 anos de história, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra reafirma o seu papel na salvaguarda da segurança e do bem-estar dos cidadãos do município.


Bombeiros TV

Sem comentários:

Enviar um comentário