Operação Carreira: Bombeiros preparam manifestação nacional no próximo sábado em Lisboa - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Operação Carreira: Bombeiros preparam manifestação nacional no próximo sábado em Lisboa

 


A Operação por uma Carreira é um movimento de Bombeiros(as) que no próximo dia 3 de fevereiro de 2024, sábado, a partir das 16 horas e até próximo das 20h30, se irão concentrar numa vigília junto ao Ministério da Administração Interna, na Praça do Comércio em Lisboa.

Este movimento nasceu nas redes sociais e esta denominada Operação é de paz, com o objetivo único de alertar os decisores políticos para uma velha injustiça que é feita aos Bombeiros Profissionais das Associações Humanitárias, motivado pela total ausência de uma carreira (estatuto remuneratório), de um modelo único de contratação coletiva, de salários dignos e de critérios de igualdade para com as demais forças de agentes de proteção civil, algo que entendemos que é devido aos Bombeiros(as) há décadas.

As associações precisam de soluções financeiras e de legislação por parte do Estado para garantir que é feita justiça a estes profissionais.

Assim, nesta vigília, cada Bombeiro(a), com ou sem vínculo de profissional, sem fardas e com recurso a uma lanterna, irá iluminar o Ministério da Administração Interna neste fim de tarde, com o único objetivo de ajudar os decisores políticos a encontrar um caminho de resolução para esta problemática.

O que pretendemos é que todos os partidos políticos e todas as associações representativas do setor se unam para que, de uma vez por todas, haja igualdade de carreira, de salários e de oportunidades neste setor.

Porque para a mesma profissão, para as mesmas funções e para igual risco terá de haver um só salário justo e digno. Precisamos urgentemente de uma perspetiva de carreira, que permita fixar quem escolheu a profissão de Bombeiro(a) para o seu futuro e não de soluções paliativas ad hoc.

É importante que fique claro que as pessoas que escolheram encabeçar este movimento não querem se fazer substituir à Liga de Bombeiros Portugueses, associações representativas ou sindicatos, mas sim trazer o tema para cima da mesa e focar todos, principalmente os decisores políticos, para a necessidade de dar justas condições a estes profissionais.

Para saberes mais informações sobre este movimento junta-te ao grupo na aplicação telegram através do link: https://t.me/+lMoPrYjU01ozYTJk

Sem comentários:

Enviar um comentário