Escola em Valongo dá formação a bombeiros nacionais sobre cheias urbanas - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Escola em Valongo dá formação a bombeiros nacionais sobre cheias urbanas

 


Uma equipa dos Bombeiros de Lagoa (Algarve) esteve até este domingo em Sobrado, Valongo, a frequentar um curso de formação, ministrado por especialistas da Escola Portuguesa de Salvamento (EPS), sedeada neste concelho do Grande Porto, com vista a otimizar competências dos socorristas em casos de cheias urbanas.


A iniciativa, que na semana passada teve como formandos os Bombeiros do Fundão, integra, além de exercícios práticos de socorro, todas as situações de risco em ambiente de inundações urbanas.


O curso, que obedece às mais modernas regras e técnicas internacionais, incluiu disciplinas de planeamento, prevenção e gestão de incidentes, comunicações, busca e salvamento, lições práticas de uso rápido de cordas em ambiente aquático, natação defensiva e ofensiva e resgate de pessoas e animais em viaturas e habitações.



A EPS, localizada em Valongo, foi fundada em 2011 e até agora já ministrou “mais de 600 cursos técnicos” a cerca de 8000 socorristas, sendo de relevar a qualidade do seu treino que já conquistou fama internacional, comprovada pela participação em ações de formação de bombeiros oriundos de países como Itália, Grécia e Brasil.


JN

Sem comentários:

Enviar um comentário