Temporal Faz Cair Dezenas de Árvores em todo o Minho - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Temporal Faz Cair Dezenas de Árvores em todo o Minho

 


O vento forte que se fez sentir durante a madrugada e a manhã desta quinta-feira levou à queda de dezenas de árvores por todo o Minho.


Em Braga, durante a madrugada, uma árvore caiu em cima de um carro estacionado, em Maximinos. E outra caiu na Avenida dos Lusíadas, na estrada para o Bom Jesus, que teve de ser temporariamente interrompida.


Em Braga, há também registo de quedas de árvores em Frossos, Fraião e Real.


Também esta madrugada, cerca da 01:30, uma árvore de grande porte tombou sobre várias viaturas que estavam estacionadas no Bairro da Cumieira, no centro da cidade de Fafe.


Como O MINHO noticiou em primeira mão, na manhã desta quinta-feira, uma árvore da escola secundária de Ponte de Lima tombou para a via pública atingindo cinco viaturas, uma delas que ia em andamento com ocupantes no interior, mas que escaparam ilesos.


No concelho de Viana do Castelo, uma árvore de grande porte caiu na freguesia de Meadela e atingiu dois carros que estavam estacionados. E outra árvore caiu por cima de um carro, junto à Pousada da Juventude, partindo-lhe o pára-brisas.


Em Vieira do Minho caiu uma árvore na Estrada Nacional 205. A queda da árvore, que só está a obstruir metade da via e não impede a circulação em ambos os sentidos ocorreu ao quilómetro 90 da Estrada Nacional 205, no troço que liga Calvos (Póvoa de Lanhoso) a Rossas (Vieira do Minho).


Também em Barcelos, no campo 25 de abril, junto aos antigos cinemas, uma árvore de grande porte caiu sobre vários automóveis.


Fontes dos comandos sub-regionais do Cávado, Ave e Alto Minho adiantaram a O MINHO que, apesar do elevado número de ocorrências, sobretudo queda de árvores, entre a madrugada e a manhã de hoje, não há feridos a registar, nem danos de maior.


Pelas 09:40, de acordo com o site da Proteção Civil, havia mais de 20 ocorrências ativas relacionadas com o mau tempo, a maioria queda de árvores, nos concelhos de Monção, Valença, Caminha, Arcos de Valdevez, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Vila Verde, Barcelos, Póvoa de Lanhoso, Guimarães, Famalicão e Fafe.


Quase 200 ocorrências entre as 00:00 e as 07:00 em todo o país (a maioria no Norte e Centro)

A Proteção Civil registou entre as 00:00 e as 07:00 de hoje 199 ocorrências relacionadas com o mau tempo nas regiões Norte e Centro, a maioria quedas de árvores, sem causar vítimas ou danos avultados.


Em declarações à agência Lusa, o comandante Paulo Santos, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), adiantou que a região Norte, principalmente os distritos do Porto e Viseu, foi a mais afetada.


“Na região Norte tivemos um total de 145 ocorrências, 116 das quais relacionadas com quedas de árvores, e 54 na região Centro, 42 das quais também quedas de árvores relacionadas com o vento forte”, disse.


De acordo com Paulo Santos, foram também registadas sete ocorrências na região de Lisboa Vale do Tejo.


“Além das quedas de árvores foram registadas ainda pequenas inundações e queda de estruturas, mas em menor número”, indicou.


Portugal continental está hoje a sentir os efeitos da depressão Ciáran, com vento por vezes forte, agitação marítima e precipitação, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


Para hoje está previsto “um aumento da intensidade do vento, que soprará forte no litoral das regiões norte e centro, com rajadas até 90 quilómetros/hora, e nas terras altas, com rajadas até 110 quilómetros/hora”, podendo até superar aquele valor nos pontos mais altos da Serra da Estrela.


Por isso, o IPMA emitiu aviso amarelo de vento forte para hoje nos distritos de Viseu, Bragança, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga.


O instituto colocou sete distritos de Portugal continental sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima forte hoje e na sexta-feira.


Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso vermelho desde as 09:00 e até às 15:00 de sexta-feira devido à previsão de “ondas de noroeste com altura significativa de sete a oito metros, podendo atingir a altura máxima de 14/15 metros”.


Faro, Setúbal e Beja vão estar sob aviso meteorológico laranja entre as 15:00 de hoje e até às 24:00 de sexta-feira, também devido à previsão de agitação marítima forte.


O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, enquanto o aviso laranja, o segundo mais grave, é emitido sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.


O Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário