Os Bombeiros lamentam que o Governo lhes continue a prometer mais apoios quando na realidade nada acrescenta, antes pelo contrário, nem ao menos repõe os recursos que lhes tem negado nos últimos anos. É bom que o Governo seja sério nessa matéria e não brinque com os números nem confunda os portugueses, aponta a Liga dos Bombeiros Portugueses.
O Governo promete para 2024 um apoio de 32,6 milhões, ou seja, desde 2015, um aumento 3%. Na sua versão, um aumento de 900 mil euros, com que se congratula, mas cujo significado real é totalmente diferente.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) lamenta que o Governo faça bandeira de uma ilusão que não resolve o problema e que só pode confundir os portugueses. E, para que estes não sejam iludidos, os números falam por si.
O apoio do Estado previsto para 2024, para já, se for de 3%, fica aquém, para metade, do valor esperado da inflação.
Se tivermos em conta o aumento dos custos operacionais, previstos na lei do financiamento das associações de bombeiros de 2015, o aumento deveria ser de 9,9% e não de 3%. Ao aumento de 9,9% corresponderia um montante de 40,7 milhões e não de 32,6 como anunciado. Aqui, a diferença de mais de 8 milhões, se somarmos aos 10 milhões que vão representar a atualização do salário mínimo nacional nos bombeiros, teremos 18 milhões em falta.
Só o desvio do financiamento dos bombeiros versus aumento dos custos operacionais entre 2016-2024, de menos 35 milhões de euros, já é superior ao apoio prometido pelo Governo de 32,6 para 2024.
Para a LBP, o Estado persiste numa lógica de dar aos Bombeiros, quando na realidade eles estão a substituí-lo no cumprimento das suas obrigações e, pelos resultados, a ser ressarcidos abaixo do valor real há muitos anos. O subfinanciamento das associações vai manter-se em 2024.
Sem comentários:
Enviar um comentário