Bombeiros de Sanfins do Douro Vencem Prémios ao Valor Social 2023 da CEPSA - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Bombeiros de Sanfins do Douro Vencem Prémios ao Valor Social 2023 da CEPSA

 


O projeto “Vida Segura com a Natureza” da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro foi um dos cinco vencedores nacionais da edição de 2023 dos Prémios ao Valor Social da Fundación CEPSA, entre 94 candidaturas e vai receber um prémio no valor de 15.000€.


A edição deste ano dos Prémios ao Valor Social, promovido pela Fundación CEPSA, visa impulsionar iniciativas que promovam o bem-estar, com enfoque em projetos sociais para a inclusão e qualidade de vida de grupos desfavorecidos, assim como em iniciativas sustentáveis para a transição energética.


O projeto Vida Segura com a Natureza visa reforçar a preparação e capacidade de resposta dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro perante desastres naturais e emergências locais. A sua relevância destaca-se num contexto de território de baixa densidade e população envelhecida, abrangendo as cinco freguesias da sua Área de Intervenção no Concelho de Alijó: Sanfins do Douro, Vilar de Maçada, Vila Verde, Pópulo e Ribalonga e Vila Chã.


Entre os problemas que o projeto se propõe dar resposta, destacam-se os recursos financeiros e humanos limitados, que resultam em desafios significativos em termos de tempo de resposta, as questões ambientais e a presença de uma população envelhecida, que geralmente enfrenta desafios adicionais em situações de desastres, como mobilidade reduzida e maior vulnerabilidade.


Os objetivos do projeto concentram-se em melhorar a capacidade de resposta imediata dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro, minimizar o impacto ambiental através de práticas sustentáveis durante as operações e envolver ativamente a comunidade local na prevenção de desastres, atendendo às necessidades específicas da população idosa.


As estratégias adotadas incluem, numa primeira fase, a identificação precoce de riscos e medidas de mitigação e prevenção, considerando as particularidades do território na Área de Intervenção, ações formativas, ações de sensibilização à população, bem como a aquisição de equipamentos ambientalmente sustentáveis, investigação aplicada em parceria com centros de investigação e o apoio específico à população idosa neste contexto.


Para esse efeito, será constituído um grupo de trabalho, liderado pelo Comandante Bruno Girão, o 2º Comandante João Rocha, elementos do Corpo Ativo e por Hugo Vilela, Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral e gestor do projeto.


Este prémio reforça assim o compromisso da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro em criar uma comunidade mais segura e resiliente. O apoio recebido será crucial para identificar lacunas do aspeto técnico-profissional, fortalecer as capacidades de resposta, mitigar impactos ambientais e promover a melhoria do bem-estar e qualidade de vida da população, atendendo às necessidades da população mais vulnerável, nomeadamente os idosos.


Bombeiros TV

Sem comentários:

Enviar um comentário