Prova de bombeiros no Bom Jesus bate recorde de inscritos. São 1.369 de 195 corporações - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Prova de bombeiros no Bom Jesus bate recorde de inscritos. São 1.369 de 195 corporações

 


A prova de bombeiros Escadórios da Humanidade já bateu este ano um recorde, o de participantes, com 1.369 inscrições, de oito países e dois continentes, segundo anunciou esta quarta-feira, em Braga, Ricardo Fernandes, responsável pela organização.


Falando na apresentação da prova internacional de bombeiros, que decorreu no Hotel do Bom Jesus, Ricardo Fernandes, que é graduado da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga, enalteceu a elevada participação feminina, com 288 bombeiras.


A próxima edição desta prova internacional de bombeiros, Escadórios da Humanidade, será no dia 30 de setembro, um sábado, a partir das nove horas da manhã, com a sua concentração no Largo do Pórtico, situado no final dos Escadórios do Bom Jesus.


Ricardo Fernandes revelou que a quinta edição da prova, que nunca deixou de ser realizar, a não ser devido pandemia, 2020 e 2021, terá 1.369 bombeiros, de 195 corporações, 13 das quais estrangeiras, estas oriundas de sete países.


“Para além de portugueses, competirão, em Braga, bombeiros da Alemanha, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Inglaterra, Polónia e Roménia”, salientou Ricardo Fernandes, lembrando que “as primeiras quatro edições foram sempre ganhas por portugueses”.


“A prova é já considerada a maior competição para bombeiros da Europa e uma das maiores a nível mundial”, segundo afirmou Ricardo Fernandes, ladeado pelo ultramaratonista José Sousa, porque desde a primeira hora lidera a ADN Eventos Desportivos.


No final da prova, o padre Ricardo Fonseca, que é o comandante dos Bombeiros Voluntários de Pinhel, do distrito da Guarda, presidirá, pela segunda vez consecutiva, à cerimónia da Bênção Nacional dos Capacetes, para todos os participantes e não só. 


O desafio consiste na subida dos Escadórios do Bom Jesus do Monte, através de uma prova de resistência e cujo objetivo será percorrer, no menor tempo possível, os 615 metros, que têm desnível positivo de 116 metros, com 566 degraus, onde todos os participantes terão que envergar o Equipamento de Proteção Individual (EPI) completo, com casaco de fogo, calças, botas, cogula, luvas, capacete, bem como o Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto (ARICA), sempre em passo de corrida.


A apresentação da prova decorreu ao fim da manhã desta quarta-feira, com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Braga e vereadora do Desporto, Sameiro Araújo, do vereador do Ambiente e da Proteção Civil, Altino Bessa, do presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte, cónego Mário Martins, a par dos representantes da organização, a Associação Família de Elite (Ricardo Fernandes) e ADN Eventos Desportivos (José Sousa), para além das suas principais empresas patrocinadoras.


O Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário