Um sistema inovador de inteligência artificial criado nos Estados Unidos é capaz de ajudar os bombeiros a combater incêndios florestais. São mais de mil câmaras que conseguem detetar um fogo em poucos minutos.
O fogo começou às 03:00 numa área remota do estado norte-americano da Califórnia. No escuro e sem pessoas por perto, as chamas poderiam ter-se espalhado e dado origem a um incêndio de grandes dimensões. Mas em menos de uma hora foi extinto, graças a uma nova tecnologia à base de inteligência artificial.
O sistema inovador lançado no mês passado pelo Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia utiliza mais de mil câmaras espalhadas por todo o estado. Estão conectadas entre si e são capazes de girar 360 graus.
Para melhorar o funcionamento desta tecnologia, está também a ser feito um levantamento aéreo do território que vai permitir no futuro quantificar a vegetação que pode alimentar as chamas num incêndio.
O sistema está disponível para ser usado por qualquer empresa privada ou para pesquisas académicas. Tem capacidade para recolher dados suficientes para encher 1000 computadores modernos em apenas um ano.
SIC Noticias
Sem comentários:
Enviar um comentário