Bombeiros com 80% da atividade da Proteção Civil nos últimos dias - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Bombeiros com 80% da atividade da Proteção Civil nos últimos dias

 


A atividade dos bombeiros portugueses representou, nos últimos sete dias, 80.1% de todos os agentes da Proteção Civil.


Segundo a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), estes profissionais responderam a todas as ocorrências para as quais foram acionados, sendo que estiveram empenhados 32.637 bombeiros e 12.035 viaturas.


No total, registou-se um maior empenhamento nas áreas de Lisboa, Porto, Algarve e Setúbal.


“Este número diz respeito aos bombeiros afetos ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) mas, também, àqueles que garantem a prestação de socorro às populações, nomeadamente numa altura em que atravessamos uma onda de calor no país”, ressalvou a entidade, em comunicado divulgado na rede social Facebook.


E deixou um alerta: “Não podemos esquecer que os bombeiros estão em todo o lado para garantirem a prontidão no socorro à população.”


A informação foi apresentada no último briefing do Centro de Coordenação Operacional Nacional (CCON) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).


De salientar que, esta quarta-feira, mais de 100 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Leiria, Portalegre, Beja, Castelo Branco, Guarda, Aveiro, Coimbra, Viseu, Braga, Porto, Vila Real e Bragança apresentam um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


Por seu turno, mais de 40 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Vila Real, Porto, Braga e Portalegre encontram-se em perigo muito elevado.


Já outros concelhos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Santarém, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja estão hoje em perigo elevado de incêndio.


Devido às condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até domingo.


Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário