Sintra renova protocolo Táxi Social com Bombeiros - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 6 de abril de 2023

Sintra renova protocolo Táxi Social com Bombeiros

 

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a renovação do protocolo com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Belas, no valor de 5 mil euros, garantindo a continuidade do “Táxi Social” destinado ao transporte da população sénior em situação de carência económica.


Este é já o quarto protocolo celebrado com os Bombeiros Voluntários de Belas que permitiu a realização de 447 serviços de transporte não urgente de doentes a munícipes seniores residentes nesta área geográfica.


Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, “este é um admirável trabalho desenvolvido pelas corporações de bombeiros voluntários do concelho no apoio às populações mais vulneráveis”, reforçando que "o município do Sintra assume um papel cada vez mais relevante na melhoria de qualidade de vida dos nossos seniores, em especial, no que concerne ao combate à pobreza e à exclusão social.”.


O programa Táxi Social consiste no transporte não urgente, seguro, adequado e gratuito para estabelecimentos e serviços de saúde da população sénior e economicamente carenciada, efetuado por entidades licenciadas para o efeito, facilitando, assim, o acesso da população mais idosa a consultas, internamentos ou exames complementares de diagnóstico e terapêutica.


O Táxi Social não abrange o transporte urgente de doentes e não se aplica a consultas ou outros cuidados primários de saúde realizados nos Centros de Saúde e Extensões de Saúde locais, estando limitado a um número máximo de 12 deslocações (ida e volta) por ano por utente.


Recorde-se que em janeiro deste ano a autarquia aprovou também a renovação dos protocolos com as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Algueirão-Mem Martins e de S. Pedro de Sintra, no valor de 10 mil euros, garantindo a continuidade do apoio nestas freguesias.

Sem comentários:

Enviar um comentário