Mais meios para combater incêndios e 14 mil operacionais - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 11 de abril de 2023

Mais meios para combater incêndios e 14 mil operacionais

 


Agentes envolvidos enviam pareceres antes de diretiva operacional ser aprovada sexta-feira. Liga dos Bombeiros quer funções clarificadas.


Mais de 14 mil operacionais vão integrar este ano o dispositivo de combate a incêndios, agora reforçado face a 2022, incluindo no número de viaturas e meios aéreos, que serão, respetivamente, 3056 e 72 na época mais crítica, segundo a proposta que o Ministério da Administração Interna espera ver aprovada na próxima sexta-feira. Ainda vai receber pareceres das forças envolvidas, com a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) a lamentar que só tenha dado três dias úteis para o efeito, exigindo alterações e a clarificação de funções.


Segundo a proposta de diretiva operacional do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para 2023, que deverá ser aprovada pela Comissão Nacional de Proteção Civil, os meios terrestres subiram para 14.008, em vez dos 12.917 de 2022 para a época de nível Delta (de julho a setembro). A nova diretiva prevê 3246 equipas, em vez de 3062. As viaturas sobem de 2833 para 3056, enquanto os meios aéreos passam de 60 para 72, como aviões e helicópteros bombardeiros ou de reconhecimento.


JN

Sem comentários:

Enviar um comentário