As imagens da missão portuguesa no Chile. "Há bombeiros sem equipamento?" - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

As imagens da missão portuguesa no Chile. "Há bombeiros sem equipamento?"

 


Mais de 140 bombeiros portugueses combatem os fogos que estão a devastar território chileno, e há utilizadores que questionam se estes têm condições para o fazer. Em causa estará a falta de um equipamento de proteção "complementar". Quanto a esta situação, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) garantiu que estes profissionais tinham o equipamento necessário.


Uma página de apoio aos bombeiros portugueses publicou, esta quinta-feira, algumas imagens dos cerca de 140 responsáveis que foram, esta semana, para o Chile. A missão decorre no âmbito do combate à vaga de incêndios florestais que está a destruir o país, em especial nas regiões de Biobío, Ñuble e La Araucanía.


Já várias pessoas morreram e outras centenas foram obrigadas a sair das suas habitações. Para além de Portugal, também Espanha e França enviaram ajuda para o país da América do Sul.


As imagens mostram o grupo de bombeiros portugueses, e, apesar de haver comentários de apoio, há quem questione as condições em que trabalham estes profissionais. "É verdade que há bombeiros/pessoal técnico sem equipamento apropriado e se recusaram a trabalhar?!", escreve um utilizador.


Isto porque, de acordo com a CNN Portugal, estes profissionais não têm Fire Shelters, um material que serve de proteção. A informação foi apurada junto de fonte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que diz que estas proteções são "complementares" e utilizadas em última recurso - o ICNF sublinhou, no entanto, que este material está a caminho do Chile.


Já a ANEPC garantiu, esta quinta-feira, que nenhum dos bombeiros se recusou a trabalhar por uma alegada falta de condições, e que também não existia falta de material para o combate aos fogos.


"Os operacionais estão equipados para as funções que se encontram a desempenhar e encontram-se a cumprir as missões atribuídas de forma exemplar e altamente competente, tendo-lhes sido confiada no dia de ontem [quarta-feira] a missão de extinguir a cabeça de incêndio florestal. A missão foi concluída com sucesso e com inúmeros elogios à atuação e organização da Força", refere a nota enviada ao Notícias ao Minuto, que nota ainda que todos os elementos têm "experiência adequada ao cumprimento da missão" em questão.


Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário