Bombeiros do Distrito de Viana do Castelo Recusam Reunir com Secretária de Estado sem Federação - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Bombeiros do Distrito de Viana do Castelo Recusam Reunir com Secretária de Estado sem Federação

 


A Federação Distrital dos Bombeiros de Viana do Castelo anunciou, esta segunda-feira, que, se não for convidada pela Secretária de Estado da Proteção Civil (SEPC), Patrícia Gaspar, para participar numa reunião que se encontra agendada para o próximo dia 22 de fevereiro naquele distrito, as corporações da região não a receberão.


Segundo um comunicado divulgado pela federação, presidida por Germano Amorim, a decisão foi tomada numa reunião ordinária de assembleia geral ocorrida a 27 de janeiro e contou com votos favoráveis da maioria dos representantes dos corpos de bombeiros.


"Havendo convite por escrito a esta Federação e devidamente comunicado às suas respetivas federadas poderão estas deliberar noutro sentido. Enquanto assim se mantiver, não toleraremos e compactuaremos com o intolerável e incompreensível desprezo e desrespeito institucional pela orgânica formal existente a nível nacional nos bombeiros e, concretamente, desta Federação, que é ainda a entidade máxima de representação dos bombeiros no distrito", informa o comunicado, adiantando que "tal posição é assim extensível a todos os corpos de bombeiros do distrito, quer organizados em associações voluntárias, ou, pelas câmaras municipais e respetivos bombeiros sapadores".


O presidente da referida Federação, Germano Amorim é peremptório: "Não aceitamos mais o constante desrespeito a que somos votados. A proteção civil não pode querer implantar uma reforma feita com os cotovelos em total desrespeito com a orgânica pré-existente dos bombeiros assente na realidade dos distritos".


E acrescenta que a decisão de não receber Patrícia Gaspar "foi tomada em solidariedade e estrita coerência com a anterior deliberação tomada no último Conselho extraordinário das Federações, em que foi aprovado por unanimidade dos conselheiros presentes e com todas as federações nacionais representadas, que não haveria representação das Federações em qualquer reunião de trabalho com a senhora SEPC".


Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário