Apresentada Terceira EIP dos Bombeiros do Marco: “É Um Dia Histórico” - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Apresentada Terceira EIP dos Bombeiros do Marco: “É Um Dia Histórico”

 


A terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP) dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses foi apresentada na tarde desta segunda-feira, dia 2 de janeiro, no quartel da corporação marcoense.


“Este é um dia histórico”, foi desta forma que o comandante da corporação marcoense, Sérgio Silva, descreveu o momento vivido. “Foi um dos objetivos enquanto comandante quando abracei o projeto, conseguir melhores condições e também homens. Podemos ter os melhores equipamentos, se não tivermos homens que os utilizem, nada disto faz sentido”, sublinhou.


O comandante recordou que esta nova equipa vai permitir “ter pessoas dedicadas à emergência, capazes e com mais qualificação para socorrer pessoas e bens. É uma mais valia ter esta terceira equipa, porque vamos passar de cinco para sete dias da semana, das 7h00 até às 21h00”, explicou.


Sérgio Silva referiu ainda que os cinco elementos que constituem a equipa serão ainda melhor preparados, com qualificações a nível do “salvamento de grande ângulo, condução fora de estrada, a parte pré-hospitalar. Vamos também atribuir um curso, a quem não tiver, de tripulante de ambulância de socorro. Com estes homens vamos ganhar ainda mais rapidez na nossa atuação neste período e depois temos os voluntários, que vão fazer parte desta nossa dinâmica no período das 21h00 até às 7h00 da manhã. Teremos voluntários integrados com o pessoal da EIP nos piquetes voluntários”, constatou.


O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, João Monteiro Lima, na sua intervenção, deixou um agradecimento à presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses “pelo esforço” e por “estar sempre ao lado dos bombeiros. O concelho do Marco já estava apetrechado, com o reforço dos elementos está ainda melhor”.


Os custos com esta equipa, que se junta às duas existentes, são suportados pela autarquia e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. “Permite-nos alguma folga financeira e garantir o socorro eficaz a população”, sublinhou João Monteiro Lima, deixando um agradecimento aos cinco homens que, a partir de hoje, vão integrar esta equipa.


O presidente deixou ainda, publicamente, um agradecimento “ao Ministério da Administração Interna e ao Ministério da Saúde que no mês passado anunciaram que iam regularizar as dívidas aos corpos de bombeiros, isso aconteceu nos bombeiros do Marco, é justo reconhecer o esforço que foi feito pelo Governo de Portugal”.


Por sua vez, a presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, sublinhou que “a capacidade que hoje a corporação de Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses tem em conceber segurança e assistência à população é francamente muito mais positiva do que aquilo que era antes. Como aqui foi dito também, em 2020 conseguimos, junto do Ministério da Administração Interna, uma segunda EIP, nessa altura o senhor comandante e o senhor presidente deram-me nota que o ideal, apesar do ministério ter critérios para atribuir as equipas, era, atendendo ao terreno, à dimensão e às condicionantes do concelho, que tivéssemos outra equipa”, recordou.


Nessa altura, a autarquia reuniu com a secretária de Estado da Administração Interna, “que foi muito sensível ao que foram as nossas preocupações e congratulou-nos com esta terceira equipa de intervenção permanente, que como o senhor presidente disse, não tem custos para a corporação. Antes tínhamos cinco dias de intervenção, agora passamos a ter os sete dias da semana o que é manifestamente muito mais positivo”, destacou.


Anseio por aumento do quartel ou novas instalações


Na sua intervenção, o presidente da associação humanitária, João Monteiro Lima, demonstrou a sua preocupação quanto ao espaço do quartel, localizado no centro da cidade de Marco de Canaveses. “Nesta casa é sempre preciso mais, todos os dias e as preocupações que transmiti já as tinha transmitido antes À senhora presidente da câmara. Sei que o município é recetivo a ajudar a resolver os problemas que vão surgindo nesta casa. O quartel começa a ser curto para a quantidade, quer de operacionais, quer de viaturas, que temos. Daí a necessidade de expandir o quartel ou deslocar”, defendeu.


Para o presidente “será um de dois caminhos”, ou “o aumento do quartel ou a deslocação para outro local, até é mais apropriado porque, do ponto de vista operacional, seria mais útil termos o quartel noutro local, que evitasse que uma viatura, para socorrer alguém na zona baixa do concelho, tivesse de percorrer o centro da cidade”.


A presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, disse que “a preocupação que os bombeiros têm em querer aumentar a sua capacidade resultará de um trabalho técnico feito com a câmara municipal. É um projeto a médio e longo prazo e não a curto prazo. O objetivo é sanar qualquer preocupação e expectativa que os bombeiros tenham, naquilo que é o seu trabalho imediato, que é garantir a salvaguarda de pessoas e bens e nisso a câmara municipal tem sido fulcral e intransigente em conseguir tudo o que os bombeiros nos têm solicitado. É esse o nosso foco. Logicamente que aquilo que é a expectativa do senhor presidente da direção é uma expectativa a médio e longo prazo e essa terá de ser estudada, bem avaliada, até porque vamos ter no PRR fundos comunitários na área da proteção civil, é uma situação que terá de ser maturada e bem avaliada em conjunto”.


Fonte: A Verdade

Sem comentários:

Enviar um comentário