Motos do INEM Equipadas com Monitores para fazer Eletrocardiogramas na Rua - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Motos do INEM Equipadas com Monitores para fazer Eletrocardiogramas na Rua

 


As motos de emergência médica do INEM já estão equipadas com monitores que permitem aos técnicos de emergência pré-hospitalar a realização de eletrocardiogramas na rua a vítimas com suspeita de enfarte agudo do miocárdio. O equipamento está agora disponível em todos os meios INEM - ambulâncias, viaturas médicas e helicópteros - para ajudar a salvar vidas e a reduzir sequelas quando o coração entra em esforço.


Sedeadas em grandes cidades - Braga, Porto, Matosinhos, Coimbra, Lisboa, Cascais, Setúbal e Faro -, as oito motos do INEM são uma resposta importante especialmente em horas de ponta, quando é necessário chegar rapidamente à vítima. Têm um horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e são conduzidas por um técnico de emergência pré-hospitalar. As motos são frequentemente acionadas para dar apoio aos parceiros do INEM - bombeiros e cruz vermelha - e, nestes casos, o novo equipamento também pode fazer a diferença.


"Se a moto for o primeiro meio a chegar ao local, o técnico faz logo o ECG. Depois, se o apoio que aparecer for dos bombeiros, o transporte é feito pela ambulância e a moto acompanha o percurso até ao hospital", explica Ricardo Rocha, coordenador nacional dos técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH) do INEM.


Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário