Novo Foco de Incêndio na Serra da Estrela - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 13 de agosto de 2022

Novo Foco de Incêndio na Serra da Estrela

 


O fogo que lavra há uma semana na serra da Estrela, e que atingiu os distritos de Castelo Branco e da Guarda, registou esta tarde um novo foco de incêndio na localidade de Videmonte.


De acordo com a página da Proteção Civil, às 16h40 havia 1.382 bombeiros na frente do fogo em Castelo Branco, com o apoio de 409 viaturas e três meios aéreos. Já na Guarda estão quase uma centena de bombeiros e sete meios aéreos.


De acordo com a SIC Notícias há registo de, pelo menos, três reacendimentos.


O incêndio tinha sido dado como dominado pelas 23h30 de sexta-feira, mas as temperaturas elevadas e o vento fizeram surgir os primeiros reacendimentos.


O incêndio deflagrou na madrugada do dia 6 de agosto em Garrocho, no concelho da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, e as chamas estenderam-se depois ao distrito da Guarda, nos municípios de Manteigas, Gouveia, Guarda e Celorico da Beira.


Segundo o sistema de vigilância europeu Copernicus, as chamas já consumiram mais de 17 mil hectares.


Em causa está uma área de parque natural, classificada, mas, segundo uma resposta enviada na sexta-feira à Lusa pela Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), "nada indica que o geoparque da Estrela perca tal classificação apenas por motivos relacionados com um fogo florestal".


Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário