Aviso amarelo por causa do calor alargado a 13 distritos e Portugal continental - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Aviso amarelo por causa do calor alargado a 13 distritos e Portugal continental

 


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu o aviso amarelo por causa do calor a 13 distritos, pelo menos até ao final do dia de sábado.


Segundo o IPMA, estão sob aviso amarelo (o menos grave) até às 18 horas de sábado, por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima, os distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro.


Na quarta-feira, à saída de uma reunião com o ministro da Administração Interna para avaliar as previsões meteorológicas para os próximos dias, o presidente do IPMA disse que o país ia enfrentar a terceira onda de calor deste ano a partir do dia 20, sábado.


Depois deste alerta, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou a adoção de medidas de proteção adicionais contra o calor, como o aumento de ingestão de água ou de sumos de fruta e aconselhou a população a evitar o consumo de bebidas alcoólicas, assim como a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas.


Numa nota divulgada no "site", a DGS lembra que o IPMA prevê um aumento gradual das temperaturas nos próximos dias e aconselha a procura de ambientes frescos e arejados, ou climatizados.


O uso de roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, de chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta são outras das medidas de proteção adicionais recomendadas.


Na informação divulgada na quarta-feira, a DGS aconselha a que se evite "atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior".


Recomenda igualmente que se escolha as horas de menor calor para viajar de carro e pede "atenção especial" aos grupos mais vulneráveis ao calor, como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.


Segundo a autoridade de saúde, os doentes crónicos ou sujeitos a medicação e/ou dietas específicas "devem seguir as recomendações do médico assistente ou do centro de contacto SNS 24: 808 24 24 24".


JN

Sem comentários:

Enviar um comentário