Bombeiros de Baião Realizam Encontro “A Proteção Civil e as Empresas” - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Bombeiros de Baião Realizam Encontro “A Proteção Civil e as Empresas”

 


No próximo sábado, dia 30 de abril, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Baião vai promover o encontro “A Proteção Civil e as Empresas”, que terá início às 9h30, no auditório dos bombeiros de Baião.


Segundo o comandante da corporação, Alexandre Pinto, o “objetivo principal é criar sinergias entre os bombeiros de Baião e as próprias empresas, sendo que o principal motivo está ligado às medidas de autoproteção e aos sistemas de segurança contra incêndios em edifícios, dentro do enquadramento legal que existe atualmente”.


“É importante avançarmos para a formação contínua dos colaboradores das diversas empresas e dos próprios simulacros. O nosso objetivo é sermos uma entidade parceira do tecido socioeconómico do município. Procuramos mostrar às empresas quais são as nossas necessidades, dar a conhecer as nossas valências e aquilo que nós podemos fazer para a melhoria da formação dos colaboradores e para a aplicação das ditas medidas, porque temos projetistas internos, ou seja, estamos a criar este tipo de pontes entre as empresas, a associação e o corpo de bombeiros propriamente dito”, informa o comandante.


Este é um encontro que irá contar com a participação de José Henriques, presidente da Assembleia Geral, pelas 10h15, e de Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, pelas 10h30, seguindo-se um intervalo pelas 10h45. Posteriormente, Maria Miguel, presidente da Associação Empresarial de Baião, irá abordar o tema “As empresas e os Bombeiros: uma simbiose necessária”, pelas 10h55. Orlando Rodrigues, presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Baião, analisará “Os desafios da segurança no tecido empresarial”, pelas 11h25. Carina Pinto, engenheira, apresentará o “Enquadramento e disposições legais de SCIE nas organizações”, pelas 11h55, e, por fim, o comandante Alexandre Pinto fará uma abordagem da “Mitigação do risco nas organizações”, pelas 12h25. Haverá ainda um debate, pelas 12h55, e o evento encerrará com um almoço que se inicia às 13h15. 


Desta forma, pretende-se que o encontro “clarifique algumas dúvidas e explane aquilo que são as valências dos Bombeiros Voluntários de Baião e do que podem contribuir para a segurança das próprias empresas, para a sua evolução”. “Para além disso, espera-se que as empresas colaborem connosco no sentido da aquisição de algum equipamento”, explica Alexandre Pinto ao Jornal A VERDADE. 


“O evento dirige-se essencialmente aos proprietários das empresas, para que eles conheçam as nossas valências, porque eles vão ter que, mais tarde ou mais cedo, aplicar as medidas de autoproteção. Assim, os empresários vão saber o que é que têm que fazer dentro do enquadramento legal que existe e saberem que nós também colaboramos com eles nesse sentido, quer nos projetos das medidas, quer nos projetos de segurança dos edifícios, quer na aplicação das medidas ou na formação dos colaboradores”, termina o comandante da corporação.


Fonte: A Verdade

Sem comentários:

Enviar um comentário