Município de Arcos de Valdevez Cria Terceira Equipa de Intervenção Permanente nos Bombeiros Voluntários - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Município de Arcos de Valdevez Cria Terceira Equipa de Intervenção Permanente nos Bombeiros Voluntários

 


Câmara de Arcos de Valdevez decidiu apoiar a criação da terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP) nos Bombeiros Voluntários, num investimento global de 90 mil euros anuais, foi hoje divulgado.


Em comunicado, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou que a terceira EIP vai ser constituída através de um protocolo a estabelecer entre o município e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, no valor de 30 mil euros por ano.


“O concelho ficará com três EIP, constituídas por 15 operacionais, com formação específica e maior capacitação para corresponder a situações de emergência ou de catástrofe. Esta parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez passará a ter um valor anual de 90 mil euros”, explica a nota.


Segundo a autarquia, “tal como já acontece em relação às outras duas EIP, a autarquia irá comparticipar em 50% dos custos decorrentes da remuneração dos elementos desta nova unidade, ficando o restante valor a cargo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)”.


As EIP “exercem a sua missão de forma permanente e visam assegurar, em permanência, o socorro às populações, designadamente no combate a incêndios, no socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes ou catástrofes, bem como a colaboração em outras atividades de proteção civil, no âmbito do exercício das funções específicas que são cometidas aos corpos de bombeiros”.


“Com a criação desta terceira EIP, em parceria com os Bombeiros Voluntários, a autarquia pretende melhorar os meios de socorro e salvaguarda de pessoas e bens, contribuindo para o aumento da segurança e bem-estar da população de Arcos de Valdevez”, sublinhou a autarquia.

Sem comentários:

Enviar um comentário