Ansião dá Apoios Sociais aos Bombeiros Voluntários - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Ansião dá Apoios Sociais aos Bombeiros Voluntários

 


A Câmara de Ansião vai dar apoios e benefícios sociais aos bombeiros, como forma de reconhecimento do papel que desempenham e para incentivar o voluntariado, disse hoje à agência Lusa o presidente do município do distrito de Leiria.


"É, de alguma forma, o reconhecimento que queremos fazer aos bombeiros voluntários do concelho, no sentido de termos, também, um incentivo ao voluntariado, num momento em que é difícil a adesão a estas causas voluntárias que são meritórias e importantes", afirmou António José Domingues.


O autarca adiantou que se trata de "um pequeno apoio que não terá grande impacto para os bombeiros, mas é um reconhecimento, um incentivo e a valorização de uma adesão a uma causa".


Numa nota de imprensa, a autarquia explica que, "com um impacto no orçamento municipal de cerca de 45 mil euros anuais", esta medida "destina-se a todos os elementos que integram o corpo de bombeiros do concelho e visa contribuir para a melhoria das suas condições de vida e do desempenho da sua missão e, simultaneamente, potenciar o aumento de efetivos, em prol do mais elevado interesse coletivo".


De acordo com a mesma nota, "os apoios e benefícios previstos no regulamento incluem seguro de acidentes pessoais, acesso gratuito a espaços e equipamentos sob gestão do município, redução de 50% no pagamento de mensalidades na piscina municipal e/ou em qualquer regime de utilização, incluindo cônjuge, descendentes ou equiparáveis".


Os bombeiros têm, também, acesso gratuito nos "eventos promovidos pelo município, prioridade na atribuição de habitação social promovida pela autarquia e no acesso ao programa de apoio ao arrendamento social, reembolso até 35% do Imposto Municipal sobre Imóveis" e comparticipação de 30% no pagamento da fatura da água, saneamento e recolha de resíduos sólidos urbanos.


Acresce, entre outros benefícios, a "isenção de 50% de preços e taxas de urbanismo, reembolso de 50% do preço das refeições escolares dos descendentes ou equiparados a frequentar estabelecimentos de ensino no concelho" e "apoio mensal no valor de 50 euros por descendente ou equiparado a frequentar os referidos estabelecimentos".


"Entendeu a autarquia ser este quadro de apoios uma forma de reconhecimento público do imprescindível papel na proteção e socorro das populações de quem pauta o seu quotidiano pela abnegação, solidariedade e serviço ao outro, bem como dos problemas com que se debatem atualmente, associados à interioridade e ao êxodo populacional, que se têm refletido no decréscimo de efetivos da corporação" do concelho, justifica a Câmara.


Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário